Cento e cinquenta e seis alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques receberam, na quarta-feira, dia 13 de Dezembro, ao fim da tarde, os diplomas do Quadro de Valor e de Excelência, relativos ao ano lectivo de 2021/2022. Nesta cerimónia que decorreu na ARCA -Associação Recreativa e Cultural de Alcanede, os diplomas foram entregues aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos das escolas de Abrã, Amiais de Cima, Amiais de Baixo, Tremês, Azoia de Cima, Gançaria, Centro Escolar de Alcanede e Escola Básica de Alcanede, pelos professores, por Maria Helena Vieira, Directora do Agrupamento e por João Teixeira Leite, Vice-Presidente e Vereador com o Pelouro da Educação, da Câmara de Santarém.
Esta iniciativa contou ainda com a participação de Manuel Joaquim Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, dos pais e familiares dos alunos, e das assistentes operacionais das escolas.
Helena Vieira referiu que “reconhecer publicamente o mérito escolar é uma forma de premiar o esforço e um incentivo para se continuar a trabalhar. Digo continuar, porque nada se consegue sem esforço, sem muito trabalhar, sem estudar, fazendo as tarefas escolares, estar atento nas aulas, aproveitar todos os momentos. E é aqui que entram as famílias, neste apoio e exigências constantes, motivando e valorizando o papel da Escola, exercendo a sua responsabilidade parental, na educação e formação dos vossos filhos”.
A Directora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques reforçou que “quando o Agrupamento se envolve em projectos dos mais variados âmbitos, quando solicita e tem o apoio da Câmara Municipal de Santarém e das Juntas de Freguesia de cada localidade, procuramos que todos e cada um cumpram a sua função com ética e profissionalismo, estamos a apostar nos que fazem grandes progressos mas também nos que vão mais devagar mas igualmente merecedores do nosso aplauso”.
Helena Vieira agradeceu aos professores, “todo o empenho que colocam na sua missão de preparar o futuro através desta geração e peço a vossa atenção para todos e cada um pois, ao fazê-lo, estarão a dar o exemplo de como viver com respeito pelo outro e para consigo próprios”, aos assistentes operacionais também deixou “uma palavra de gratidão por estarem tão próximos dos alunos, muitas vezes com dúvidas de como agir, tendo certo que se o fizerem com o coração, serão os primeiros a quem todos agradecem, pais e filhos” e aos alunos: “queridos alunos, quero ter a honra de vos dar os parabéns pelas conquistas que hoje aqui celebramos, dizendo-vos que continuem a ser bons alunos e boas pessoas e que para o próximo ano lectivo, conto com a vossa presença nesta sala!”
João Teixeira Leite começou por afirmar ser “um orgulho, uma alegria e satisfação, partilhar estes momentos convosco, nesta iniciativa tão importante nas vidas dos nossos filhos, dos nossos netos, dos nossos alunos, das nossas crianças”.
O Vice-Presidente do Município de Santarém reforçou que “estamos aqui hoje a homenagear os nossos alunos de diversas escolas do Agrupamento D. Afonso Henriques que se esforçaram durante o ano lectivo para merecerem estes diplomas. “
João Teixeira Leite lembrou que o Município de Santarém também quer enaltecer o trabalho realizado pelos encarregados de educação – parceiros estratégicos, a ajuda dos assistentes operacionais, também determinantes, bem como os professores, sem os quais esta missão seria impossível tendo em conta que são pilares essenciais nas nossas vidas.”
Para João Teixeira Leite, “se queremos o nosso território, as nossas freguesias e o nosso Concelho fortes e dinâmicas, a Educação é a arma mais forte para mudarmos o Mundo em que estamos inseridos”.
Ontem, dia 14 de dezembro, ao fim da tarde, a cerimónia de entrega dos diplomas do Quadro de Valor e de Excelência, do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, relativos ao ano letivo de 2021/2022, prosseguiu na Música Velha – Sociedade Recreativa e Filarmónica Pernense, em Pernes, com a entrega dos diplomas a sessenta e cinco alunos, das Escolas de 1º Ciclo de Pernes, Casével, S. Vicente do Paúl, Advagar, Arneiro das Milhariças e D. Manuel I, dos 1º, 2º e 3º ciclos.