Trinta e quatro jovens do Campo de Férias de Pascoa – PAS Férias, da Viver Santarém visitou na manhã de hoje, quarta-feira, dia 16 de Abril, as instalações do Jornal Correio do Ribatejo acompanhados pelas coordenadora Patrícia Fagulha e pelas monitoras Marta Sousa, Beatriz Machado, Francisca Madeira, Alexandre Nobrega, Martim Carvalho, Catarina Tristão e Ana Patrício, com a colaboração da APPACDM com auxiliar Rosa Teixeira .

Ludgero Mendes, administrador da empresa detentora do Jornal, orientou uma visita didáctica pela história, instalações e espólio deste jornal centenário, que completou no passado dia 09 de Abril 134 anos de publicação ininterrupta desde a sua fundação em 1891.

Esta visita permitiu aos jovens vivenciar de perto a forma como o Jornal era produzido, desde o tempo da antiga tipografia, com recurso aos tipos em chumbo e zincogravuras, passando pelo offset, até à impressão em rotativas, hoje em dia.

Os jovens tomaram ainda conhecimento da evolução do Jornal no campo digital, através do site, redes sociais e as aplicações para dispositivos móveis (APP), plataformas, para além do Jornal impresso, com que o Correio do Ribatejo comunica com os seus leitores.

Os alunos tiveram também oportunidade de explorar a nova mesa interactiva que reúne a digitalização dos Jornais “O Santareno”, “Correio da Extremadura” e “Correio do Ribatejo” até ao ano de 2000.

Neste equipamento, são apresentados digitalmente todos os jornais impressos que foram alvo de digitalização a cargo de Luís Pavão, cuja empresa, sedeada em Lisboa, é especialista neste tipo de preservação de documentos históricos, sendo que os visitantes poderão facilmente “desfolhar” as páginas antigas da colecção deste jornal e recordar a História de Santarém do último século.

Leia também...

Alpiarcenses em documentário que recorda amarras e repressão da ditadura

É já no próximo domingo, dia 17 de Novembro, às 16h00. que a Biblioteca Municipal de Alpiarça será palco da apresentação do documentário ‘Aqueles…

Chuvas provocam prejuízos “significativos” na Lezíria do Tejo

A chuva tem provocado este inverno prejuízos “significativos” aos agricultores da Lezíria do Tejo, com perdas diretas em culturas como o tomate, batata e…

Santarém com projeto para combater espécie invasora de lagostim vermelho

A Câmara Municipal de Santarém está a desenvolver um projeto de combate ao lagostim vermelho do Louisiana, uma espécie exótica invasora que pode comprometer…

Feira Nacional dos Frutos Secos abre inscrições para expositores em Torres Novas

A 36.ª Feira Nacional dos Frutos Secos (FNFS), certame que se realizará no centro histórico de Torres Novas de 04 a 08 de outubro,…