Trinta e quatro jovens do Campo de Férias de Pascoa – PAS Férias, da Viver Santarém visitou na manhã de hoje, quarta-feira, dia 16 de Abril, as instalações do Jornal Correio do Ribatejo acompanhados pelas coordenadora Patrícia Fagulha e pelas monitoras Marta Sousa, Beatriz Machado, Francisca Madeira, Alexandre Nobrega, Martim Carvalho, Catarina Tristão e Ana Patrício, com a colaboração da APPACDM com auxiliar Rosa Teixeira .

Ludgero Mendes, administrador da empresa detentora do Jornal, orientou uma visita didáctica pela história, instalações e espólio deste jornal centenário, que completou no passado dia 09 de Abril 134 anos de publicação ininterrupta desde a sua fundação em 1891.

Esta visita permitiu aos jovens vivenciar de perto a forma como o Jornal era produzido, desde o tempo da antiga tipografia, com recurso aos tipos em chumbo e zincogravuras, passando pelo offset, até à impressão em rotativas, hoje em dia.

Os jovens tomaram ainda conhecimento da evolução do Jornal no campo digital, através do site, redes sociais e as aplicações para dispositivos móveis (APP), plataformas, para além do Jornal impresso, com que o Correio do Ribatejo comunica com os seus leitores.

Os alunos tiveram também oportunidade de explorar a nova mesa interactiva que reúne a digitalização dos Jornais “O Santareno”, “Correio da Extremadura” e “Correio do Ribatejo” até ao ano de 2000.

Neste equipamento, são apresentados digitalmente todos os jornais impressos que foram alvo de digitalização a cargo de Luís Pavão, cuja empresa, sedeada em Lisboa, é especialista neste tipo de preservação de documentos históricos, sendo que os visitantes poderão facilmente “desfolhar” as páginas antigas da colecção deste jornal e recordar a História de Santarém do último século.

Leia também...

Homem detido em Tomar ao tentar incendiar veículo e causar desacatos na via pública

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Tomar, no dia 12 de Junho, deteve um homem de 36 anos, por posse…

Investigador aponta falta de lampreia no Tejo à escassez de água e destruição de habitats

O investigador Bernardo Quintella justificou a escassez de lampreia no rio Tejo, que afeta pescadores e turismo, com a destruição de habitats, com a…

Trabalhadores do centro de distribuição dos CTT do Cartaxo em greve até dia 15

Os trabalhadores do Centro de Distribuição Postal dos CTT do Cartaxo, no distrito de Santarém, estão em greve até ao final da próxima semana, para…

Programação “Verão In. Str… é um Espanto!” entre hoje e quinta-feira, dia 26

Eis os principais destaques na programação da iniciativa “Verão In.Str… é um Espanto!” entre o dia de hoje, sexta-feira, 20 de Julho e a…