Alunos do Curso de Operador Agrícola da EBS da Povoação de S. Miguel – Açores visitaram a FNA e a cidade de Santarém

Dez alunos, acompanhados por dois professores, do Curso PROFIJ – Curso do Programa Formativo de Inserção de Jovens – Operador Agrícola da EBS da Povoação de S. Miguel – Açores, realizaram nos dias 4 e 5 de Junho, uma visita guiada à FNA – Feira Nacional de Agricultura e à cidade de Santarém.

Esta visita teve como objectivo permitir que os estudantes contactem com uma realidade diferente da cultura e da história açoriana, nomeadamente, através da experiência e da importância que a agricultura tem no quotidiano destes jovens, para além do contacto com outras realidades: vinicultura, olivicultura, fruticultura entre outras, para além de lhes permitir verificar as diferenças regionais.

No dia 4 visitaram a FNA e no dia 5 realizaram uma visita guiada a alguns monumentos, tais como, a Catedral de Santarém – Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Museu Diocesano, Igreja de Santa Maria da Graça e Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil. A comitiva visitou ainda o Jardim Portas do Sol.

A turma é constituída por alunos provenientes de um ambiente rural, e até agora não tinham tido oportunidade de contactar realidades diferentes daquela onde habitam. Este projecto tem também como objectivo poderem viajar e incentivá-los a desenvolver um espírito empreendedor, uma vez que tiveram que trabalhar arduamente para angariarem verba que lhes permitiu a viagem a Santarém , o que reforça máxima de que: “com dedicação e trabalho o sucesso é garantido”.

Este projecto levou os alunos à preparação de um trabalho esforçado, com a planificação de estratégias e actividades para angariação de fundos, condição que conduz para o exercício de uma cidadania activa e desenvolvimento do seu projecto de vida.

info, , , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS