Um grupo de 12 jovens do Instituto do Emprego e Formação Profissional visitou na manhã de hoje, quinta-feira, dia 23 de Junho, as instalações do Jornal Correio do Ribatejo acompanhados pela professora Carla Ferreira.

O Director do Jornal, Paulo Narciso, orientou uma visita didáctica pela história, instalações e espólio deste jornal centenário, que completou no passado dia 09 de Abril 131 anos de publicação ininterrupta desde a sua fundação em 1891.

Esta visita permitiu aos jovens vivenciar de perto a forma como o Jornal era produzido, desde o tempo da antiga tipografia, com recurso aos tipos em chumbo e zincogravuras, passando pelo offset, até à impressão em rotativas, hoje em dia.

Os jovens tomaram ainda conhecimento da evolução do Jornal no campo digital, através do site, redes sociais e as aplicações para dispositivos móveis (APP), plataformas, para além do Jornal impresso, com que o Correio do Ribatejo comunica com os seus leitores.

Os alunos tiveram também oportunidade de explorar a nova mesa interactiva que reúne a digitalização dos Jornais “O Santareno”, “Correio da Extremadura” e “Correio do Ribatejo” até ao ano de 2000.

Neste equipamento, são apresentados digitalmente todos os jornais impressos que foram alvo de digitalização a cargo de Luís Pavão, cuja empresa, sedeada em Lisboa, é especialista neste tipo de preservação de documentos históricos, sendo que os visitantes poderão facilmente “desfolhar” as páginas antigas da colecção deste jornal e recordar a História de Santarém do último século.

Leia também...

Águas de Santarém lança selo de sustentabilidade para a restauração escalabitana

A Águas de Santarém, empresa gestora de água e saneamento do concelho de Santarém, anunciou o novo projecto de certificação de qualidade destinado aos…

Região Centro com maior número de empresas gazela em 13 anos

Os dados são resultado do apuramento realizado anualmente pela CCDR Centro e visam reconhecer empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam ritmos…

Negócios e amizade… Por Pedro Carvalho

A feliz expressão popular “amigos, amigos, negócios à parte” aplica-se a várias vertentes da vida em sociedade. Já aqui abordei as dificuldades, inatas ou…

Mais de 30 concelhos de seis distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Beja e Faro apresentam hoje perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto…