Foto de arquivo

A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT), iniciou um novo projecto de mobilidades, ao abrigo da Acreditação Erasmus para 2021-2027, no âmbito da Ação Chave 1 (KA1) do Programa Erasmus+, no sector Ensino e Formação Profissional (VET).

No passado dia 20 de fevereiro, iniciaram duas mobilidades de staff para Job-shadowing. O formador de Restaurante/Bar, José Pereirinha, estará uma semana em Buchum, Alemanha, para iniciar uma nova parceria com a Gewerkstatt, uma entidade de formação profissional sem fins lucrativos, fundadora da BOGATA, guesthouse, centro de conferências e centro de qualificação e emprego para profissões gastronómicas, onde poderá aprender novos métodos de trabalho, na sua área de formação.

Por outro lado, Margarida Cunha, técnica de Empregabilidade, Comunicação e Projetos Erasmus, estará, também durante uma semana, em Granada, Espanha, para acompanhamento do seu posto de trabalho no IES Zaidín-Vergeles, uma escola profissional de Andaluzia, nova parceira da EPVT, onde poderá observar processos de estágio, procedimentos de comunicação externa da escola e, discutir projetos Erasmus e novas formas de colaboração.

Estas actividades de mobilidade pretendem reforçar a qualificação e motivação dos colaboradores que nelas participam, trazendo mais-valias para a escola e, consequentemente, para a formação dos alunos.

Com o objectivo de integrar no mercado de trabalho jovens recém-diplomados, a EPVT inicia também seis mobilidades para fins de aprendizagem de longa duração, Erasmus PRO. A 22 de Fevereiro, Nuno Tavares, graduado do curso profissional Técnico/a de Restaurante/Bar parte para Odense, Dinamarca, para estagiar por seis meses no restaurante Sortebro Kro, parceiro da EPVT há já algum tempo.

A 01 de Março é a vez de cinco jovens viajarem para St. Julians, em Malta. Ana Mateus e Leonardo Gonçalves, diplomados do curso Técnico/a de Restaurante/Bar irão estagiar no hotel Corinthia St George’s Bay, com o colega Hugo Marques, diplomado de Turismo.

Também recém-graduadas do curso profissional Técnico/a de Turismo, Sara d’Almeida e Sofia Tátá, irão estagiar por seis meses no Marina Hotel Corinthia Beach Resort, do mesmo grupo, parceiro da escola de há vários anos.

Estes estágios profissionais Erasmus+ visam promover a empregabilidade dos jovens, através da formação contínua, criando novas oportunidades de trabalho em diferentes países da Europa.

Ainda ao abrigo desta nova geração de projectos, a EPVT receberá, entre 28 de Fevereiro e 04 de Março, um professor espanhol da escola profissional IES Zaidín-Vergeles – Granada. Luís Ortega Ramirez é o coordenador Erasmus+ KA102 e fará o seu Job-shadowing para preparar os próximos projetos Erasmus e novas formas de cooperação entre ambas a escolas, para mobilidades de alunos.

Recentemente, a EPVT realizou uma nova candidatura Erasmus+, para mobilidades no ano lectivo 2022/2023.

Leia também...

Município e Misericórdia da Chamusca investem na requalificação da creche “O Coelhinho”

O Município da Chamusca e a Santa Casa da Misericórdia da Chamusca (SCMC) vão avançar com obras de remodelação das instalações da creche “O…

Alunos do primeiro ciclo recebem ‘kits’ ambientais

Os cerca de 1.100 alunos do 1.º ciclo do concelho de Tomar começaram esta semana a receber ‘kits’ ambientais, no âmbito do Ambientolix, um…

FOTOS | Inaugurada terceira sala do futuro no concelho de Santarém

A Escola Básica 2,3 Mem Ramires inaugurou na sexta-feira, 5 de Julho, a Sala do Futuro, no âmbito dos Planos Integrados e Inovadores de…

Selo da “Escola Amiga da Criança” atribuído a 139 estabelecimentos de ensino no distrito de Santarém

139 escolas do distrito de Santarém foram distinguidas com o Selo “Escola Amiga da Criança”, um projecto da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de…