Escola Secundária Dr. Ginestal Machado
Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

A lista das escolas onde o amianto vai ser removido, ao abrigo de um programa que custará 60 milhões e será financiado por verbas comunitárias, inclui 578 estabelecimentos de ensino, segundo o Diário da República.

São 39 as escolas no distrito de Santarém e uma em Azambuja, distrito de Lisboa, onde o amianto vai ser retirado, de acordo com o despacho conjunto do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

As escolas incluídas neste programa são da rede pública da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário.

Este programa para erradicar o amianto nas escolas foi anunciado no início do mês, aproveitando o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia de covid-19.

A utilização de fibras de amianto foi proibida no quadro normativo nacional em 2005 e, até agora, os investimentos na requalificação e modernização de escolas permitiram proceder gradualmente à remoção de parte deste material, que ainda não foi totalmente eliminado dos estabelecimentos de ensino.

No ciclo de investimentos 2014-2020, “foi dada prioridade à remoção de materiais com amianto na sua composição presentes em escolas, o que permitiu […] proceder à substituição de mais de 440 000 m² de coberturas constituídas por placas de fibrocimento em mais de 200 escolas públicas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”, refere o despacho, que entrou em vigor na terça-feira.

O documento lembra que o Programa de Estabilização Económica e Social, bem como no Programa Nacional de Reformas aprovado em Abril de 2017, “prevêem a remoção de todas as estruturas com amianto nas escolas públicas”.

Os custos financeiros destas intervenções para remover o amianto nas escolas serão totalmente suportados pelos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Lisbo@ 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020.

Veja aqui a lista de estabelecimentos:

Lezíria do Tejo

Almeirim: Escola Básica de Fazendas de Almeirim; Escola Básica Febo Moniz, Almeirim; Escola Secundária Marquesa de Alorna.

Azambuja: Escola Básica de Azambuja

Benavente: Escola Básica de Porto Alto; Escola Básica Professor João Fernandes Pratas, Samora Correia.

Cartaxo: Escola Básica D. Sancho I, Pontével; Escola Básica de Casais Penedos, Cartaxo; Escola Básica José Tagarro, Cartaxo; Escola Básica n.º 2 do Cartaxo; Jardim de Infância de Vila Chã de Ourique, Cartaxo.

Chamusca: Escola Básica e Secundária da Chamusca.

Coruche: Escola Básica do Couço; Escola Básica Dr. Armando Lizardo; Escola Secundária de Coruche.

Golegã: Escola Básica da Golegã; Escola Básica e Secundária Mestre Martins Correia.

Salvaterra de Magos: Escola Básica de Marinhais.

Santarém: Escola Básica Alexandre Herculano; Escola Básica D. João II; Escola Básica D. Manuel I, Pernes; Escola Básica da Portela das Padeiras; Escola Básica de Abitureiras; Escola Básica de Alcanhões; Escola Básica de Amiais de Baixo; Escola Básica de Combatentes; Escola Básica do Sacapeito; Escola Básica Mem Ramires; Escola Básica n.º 2 de Santarém; Escola Básica n.º 7 de Santarém – Leões; Escola Secundária Dr. Ginestal Machado; Jardim de Infância de Anacoreta, Santarém.

Medio Tejo

Alcanena: Escola Secundária de Alcanena.

Constância: Escola Básica e Secundária Luís de Camões.

Tomar: Escola Básica de Santa Iria; Escola Básica Gualdim Pais; Escola Secundária de Santa Maria do Olival.

Torres Novas: Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves.

Vila Nova da Barquinha: Escola Básica da Praia do Ribatejo; Escola Básica e Secundária D. Maria II; Jardim de Infância de Atalaia.

Leia também...

Aluno da Escola Superior Agrária de Santarém vence 3º prémio do concurso nacional Poliempreende

João Oliveira, aluno finalista de Zootecnia da Escola Superior Agrária de Santarém,…

Lar de Santo António de Santarém assinala dia da instituição com Festa popular

O Lar de Santo António de Santarém, instituição particular de solidariedade social…

‘INSIGNARE’ líder de consórcio europeu para a criação de curso profissional de Turismo Digital

A INSIGNARE viu aprovada uma candidatura europeia que lhe irá permitir desenvolver…

Escolas vão poder gerir mais de 25% do currículo já a partir de Setembro

A partir do próximo ano lectivo as escolas vão poder alargar a…