[youtube https://www.youtube.com/watch?v=lqk7qQxnv4I&w=640&h=360]

Cumpriram-se na passada quarta-feira, 9 de Janeiro, cento e cinco anos sobre a data de nascimento de Celestino Graça, um dos mais ilustres ribatejanos do século passado.

O Grupo Académico de Danças Ribatejanas (GADR) por ele fundado e alguns amigos de Celestino Graça, homenagearam-no ao início da tarde de quarta-feira, com a colocação de flores na sua campa, no Cemitério dos Capuchos, em Santarém.

Foram recordados os seus feitos e o exemplo do seu legado, enquanto referência na cidade de Santarém, na região e até no país.

Ludgero Mendes, director do GADR, manifestou, na sua intervenção, a mágoa que sente pela falta de apoio das entidades sempre que se recorda Celestino Graça: “Não calo uma certa mágoa pois entendo que há algumas entidades que são directamente usufrutuárias da acção e do legado de Celestino Graça, que tudo fazem para o esquecer, em minha opinião, por terem, ainda hoje, o receio de ser comparados com o Comendador”.

Também Emídio Aguiar, antigo dirigente dos Caixeiros e Comissário da Feira do Ribatejo e da Agricultura, tomou da palavra para recordar histórias passadas com o ilustre ribatejano com quem lidou e trabalhou durante vários anos.

Leia também...

V Encontro de Cultura Popular do Ribatejo este sábado na Barquinha

O V Encontro de Cultura Popular do Ribatejo vai realizar-se este sábado, dia 28 de Junho, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha,…

Avaria no sistema de incêndio provoca inundação no Centro Cultural do Cartaxo

Concerto dos UHF cancelado.

Centro de Interpretação Templário de Almourol já abriu

É o primeiro do género em Portugal. Dispõe de uma sala de exposição permanente, espaço de exposições temporárias e de uma sala de projecção…

Ana Bacalhau no Teatro Virgínia com entrada gratuita

A cantora Ana Bacalhau sobe ao palco do Teatro Virgínia, em Torres Novas, no próximo dia 11 de Outubro, às 21h30m, para apresentar o…