O novo edifício que vai ampliar o laboratório de nanomateriais, com aplicação na electrónica ou na indústria farmacêutica, onde a cientista Elvira Fortunato e equipa trabalham é apresentado hoje, um projecto que deverá ser concluído até Dezembro.

O novo edifício, e parte do respectivo equipamento, representa um investimento de cerca de três milhões de euros, suportado em 40% pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e no restante pela Universidade Nova de Lisboa.

A informação foi avançada à Lusa por Elvira Fortunato, que dirige o Centro de Investigação de Materiais, no ‘campus’ do Monte de Caparica, em Almada, da Universidade Nova de Lisboa, da qual é vice-reitora.

PUBLICIDADE

O novo edifício vai ligar, na prática, dois outros já existentes por onde se reparte o funcionamento do laboratório Nanova – Laboratório de Nanocaracterização e Materiais Avançados.

Com esta “expansão”, Elvira Fortunato, “mãe” do ‘papel electrónico’, pretende que o Nanova, único no género na região de Lisboa e Vale do Tejo, seja “uma referência internacional”.

Equipado com tecnologia de ponta, incluindo microscopia electrónica, o laboratório permite caracterizar e fabricar materiais à escala nanométrica, como compósitos ou biomateriais, com aplicação na indústria automóvel, aeroespacial e farmacêutica ou na electrónica, exemplificou Elvira Fortunato.

Além de fornecer serviços para empresas e fazer investigação, o Nanova é um espaço de apoio à aprendizagem de alunos, adiantou a cientista, que em Março foi galardoada com o Prémio Pessoa 2020 e com o prémio anual da federação mundial de organizações do sector da engenharia.

A “primeira pedra” da obra de ampliação do Nanova, já iniciada, e que a cientista espera estar pronta até ao fim do ano, será lançada numa cerimónia com a presença prevista dos ministros da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

PUBLICIDADE
Leia também...

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

Moinho de Fau e Restaurante no Jardim das Portas do Sol colocados em hasta pública

A Câmara Municipal de Santarém vai realizar um hasta pública, no próximo…

Rotary Clube de Santarém distingue Sílvia Carreira como profissional do ano

Sílvia Carreira, directora técnica do Lar Gualdim, do Centro Social Interparoquial de…