O antigo Centro de Formação Agrícola de Almeirim, também conhecido como Centro de Formação dos Gagos, localizado em Paço dos Negros, concelho de Almeirim, vai passar a ser utilizado como Centro Escutista. A Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) mudou este centro de formação agrícola para o CNEMA, em Santarém, no início do mês de Março.

A Câmara de Almeirim esteve durante o último ano em conversações com a CAP, Ministério da Agricultura e das Finanças, para dar uma nova utilização ao espaço e este sábado, 27 de Março, a autarquia acertou um protocolo com os três Agrupamentos de Escuteiros do concelho e com a Junta Regional de Santarém para passarem a usar e a partilhar esta infra-estrutura que tem diversas potencialidades, entre elas, alojamento, sala de trabalho e de convívio e espaço exterior para as mais diversas actividades.

Segundo Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, o objectivo é criação de um um centro escutista, de forma a promover e garantir “a manutenção do local e com isso atraindo jovens e familiares da região e do País”.

“Esta solução, como já referi, garante o aproveitamento das instalações e uma nova vida, atraindo muita gente. Os Gagos deixam a sua vertente de formação agrícola mas mantêm outra ligada à natureza e aos mais jovens garantindo que estas instalações continuam a ter gente, como acontece já agora, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, destaca o responsável.

O autarca deixa ainda um agradecimento aos responsáveis da CAP, DRAP LVT, Ministério da Agricultura e das Finanças, manifestando o bom exemplo “de como quando os poderes públicos se articulam todos ficam a ganhar”.

Leia também...

Vinho Plexus tem nova imagem

O vinho Plexus tem agora uma nova imagem, mais arrojada e vibrante! A nova campanha promocional de Plexus, com o ‘claim’ “Somos autênticos”, pretende…

Taberna “Ó Balcão” de Rodrigo Castelo distinguido no Guia Michelin

O restaurante Taberna “Ó Balcão” do chefe Rodrigo Castelo, em Santarém, foi um dos seis restaurantes distinguidos com a categoria ‘Bib Gourmand’ no Guia…

Associação empresarial de Fátima apela a um alívio fiscal para sector do turismo religioso

 A Aciso – Associação Empresarial Ourém-Fátima apelou a um alívio fiscal para o turismo religioso do concelho, que está muito dependente das celebrações e…

“Este, é o tal balão de oxigénio que salva a vida de alguns de nós”

Helena Fidalgo, presidente da MovAlmeirim.