O antigo edifício dos Bombeiros Voluntários de Santarém, situado em plena zona histórica da cidade, vai ser transformado numa residência para estudantes, num investimento de iniciativa privada que prevê a criação de 100 camas.

A informação foi avançada esta quarta-feira, 28 de Maio, pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, que assinalou a aprovação do Pedido de Informação Prévia (PIP) para a concretização do projecto, após vários meses de trabalho técnico, nomeadamente com o Património Cultural IP.

“Hoje é mais um dia feliz para o nosso concelho”, afirmou o autarca, sublinhando que a operação representa “uma boa e grande notícia para Santarém e para o nosso Centro Histórico”. Segundo João Teixeira Leite, o projecto teve o apoio da autarquia desde a primeira hora, por se tratar de uma resposta que se enquadra na estratégia de revitalização urbana da zona antiga da cidade.

“O projecto respeita a memória, com total preservação e recuperação da muralha, dos elementos existentes e do que resta da actual fachada”, garantiu, acrescentando que se trata de uma intervenção que “devolverá vitalidade à rua principal do Centro Histórico”.

O edifício em causa, há muito devoluto e em avançado estado de degradação, é um dos pontos visíveis do abandono a que parte do tecido urbano da cidade tem estado sujeito nas últimas décadas. A sua reabilitação e reconversão em residência universitária é encarada pelo município como um contributo directo para dinamizar o Centro Histórico e atrair população jovem à cidade.

“Serão 100 jovens estudantes a frequentar as ruas da nossa cidade”, apontou o presidente da Câmara, que considera este investimento um passo relevante na requalificação e ocupação inteligente do património urbano.

O projecto encontra-se agora em fase de desenvolvimento, após a aprovação do PIP, prevendo-se que avance para licenciamento nos próximos meses.

Leia também...

Digitalização de mais seis décadas de edições impressas do ‘Correio do Ribatejo’ apoiada pela autarquia de Santarém

O Executivo da Câmara Municipal de Santarém aprovou hoje, por unanimidade, a proposta que permitirá digitalizar mais seis décadas de edições em papel do…

Homem de 53 anos detido por abuso sexual de pessoa incapaz em Abrantes

Um homem de 53 anos foi detido pelo crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, cometido num centro de acolhimento de jovens…

Ministério Público abriu inquérito à morte de 540 animais na quinta da Torre Bela

O Ministério Público abriu um inquérito-crime à montaria da herdade da Torre Bela, no concelho da Azambuja, onde recentemente foram abatidos 540 animais durante…

Coro do Círculo Cultural Scalabitano: 50 anos de intensa actividade

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano é herdeiro do Orfeão Scalabitano, fundado em 1925, em Santarém e do Coro Alfredo Keil, cuja actividade decorreu…