O jovem António Ribeiro Telles irá receber a alternativa de cavaleiro tauromáquico esta sexta-feira, dia 14 de Julho, tendo seu pai como padrinho de tão significativa cerimónia.

Compreensivelmente, esta cerimónia que consagra a quarta geração de cavaleiros na ilustre Família Ribeiro Telles, tem sido preparada com todo o esmero e cuidado, desde o anúncio formal no passado dia 14 de Junho, no Centro Equestre da Família, onde foi apresentada a constituição do cartel e se assistiu a um treino-demonstração das reconhecidas potencialidades técnicas e artísticas de todos os toureiros da Família, ao jantar-tertúlia que decorreu no passado dia 6 de Julho num Restaurante em Lisboa, numa iniciativa promovida pelo Grupo Tauromáquico “Sector 1” e pela empresa Ovação e Palmas, Lda., de Luís Pombeiro, que permitiu fazer a antevisão da primeira das quatro corridas que compõem a temporada na Praça do Campo Pequeno, e que é exactamente esta de sexta-feira.

Neste repasto, em que participaram muitos associados do “Sector 1” e muitos outros aficionados, participaram três dos cavaleiros deste cartel, António Ribeiro Telles, seu filho António e seu sobrinho Manuel Telles Bastos, os quais, em interessante tertúlia, partilharam as suas expectativas para esta memorável corrida, tendo recordado alguns momentos das suas trajectórias, sobretudo António Ribeiro Telles, lembrando sempre as lições e os exemplos deixados pelo patriarca da Dinastia, Mestre David Ribeiro Telles, por quem nesta corrida se celebrará no Campo Pequeno não um minuto de silêncio, mas antes um minuto de ovação.

António Ribeiro Telles anunciou que o sexto toiro da corrida será lidado “à moda da Torrinha” pelos cinco cavaleiros, “mas sempre com o maior respeito pelo toiro, sem exageros de ferros”, o que, aliás, sempre aconteceu em anteriores ocasiões.

Nesta primeira corrida da temporada lisboeta lidam-se seis toiros da ganadaria Ribeiro Telles e pegam os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Vila Franca de Xira, capitaneados, respectivamente, por Francisco Graciosa e Vasco Pereira.

Patrícia Sardinha, presidente do Grupo “Sector 1”, anunciou que o Museu Taurino do Campo Pequeno vai voltar a abrir nesta sexta-feira, dia da corrida, com entradas gratuitas, e o empresário Luís Miguel Pombeiro manifestou a sua satisfação pelo facto de continuar a ser muito grande a afluência do público às bilheteiras, não apenas para esta, mas para as outras três corridas do Campo Pequeno, reafirmando que “teremos na capital uma temporada de sonho”.

Leia também...

Campo Pequeno tem de semear futuro…

É comum entre os aficionados portugueses discutir-se a actualidade da tauromaquia nacional tomando como referência a insólita situação do Campo Pequeno, principal tauródromo do…

Coruche – Cartelazo em dia de festa

Depois do cancelamento, ou adiamento, da corrida em que deveriam ter actuado em mano-a-mano os cavaleiros João Moura e João Salgueiro, a temporada de…

Por onde anda o Grupo de Santarém?

Muitos aficionados ribatejanos que me encontram nas praças de toiros, ou até nas voltinhas da minha vida por Santarém, me questionam sobre o que…

Tourada regressou a Alpiarça em boa hora

Alpiarça – 27 de Agosto de 2022 – às 17.30 horas. Corrida à Portuguesa. Cavaleiros: João Salgueiro, Marcos Bastinhas e João Salgueiro da Costa;…