António Esteves Mendes comemorou o centenário de vida, no passado dia 30 de Junho, um dia passado com a família e com um presente especial. A família levou-o à Igreja da Graça, em Santarém, onde António trabalhou como guia até se reformar em 1991.

António Mendes nasceu no dia 30 de Junho de 1921 na aldeia de Vale
da Torre, concelho de Castelo Branco. A sua infância foi passada nesta pequena e pacata aldeia, onde a sua família sobrevivia essencialmente da agricultura.  Assim que atingiu a adolescência, começa a acompanhar o pai na arte da construção civil, profissão que o fez homem e o obriga, no ano de 1966, a mudar-se para França para melhorar as condições de vida. Aí viria a exercer a mesma arte até 1969. Regressa depois a Portugal pelas saudades da família que deixou.

Em 1977, inicia uma nova fase da sua vida, como guia na Igreja da Graça, em Santarém,
onde permaneceu até à sua reforma em 1991. Foi neste período, na Igreja da Graça, que aprofundou os seus conhecimentos de toda a história que esta igreja contém.

No dia em que completou 100 anos de vida, a família proporcionou-lhe a oportunidade de uma vez mais conduzir, desta feita os seus familiares, numa visita guiada pelo interior da Igreja da Graça, mostrando que os anos não lhe não lhe afectaram a frescura da memória.

Leia também...

Secretária de Estado visita obras do comando nacional da Força Especial de Proteção Civil em Almeirim

Patrícia Gaspar, secretária de estado da Administração Interna, esteve na tarde desta quinta-feira, 2 de Dezembro, numa acção de visita às obras do Comando…

Homem morre em acidente rodoviário no IC2

Um acidente entre dois automóveis, na freguesia de Alcoentre, concelho da Azambuja, durante a noite de quinta-feira, 6 de Maio, provocou um morto e…

Torres Novas recebe Roda de conversa sobre “os movimentos estudantis e a ditadura portuguesa”

Reconhecendo que os movimentos estudantis contribuíram para o derrube do Estado Novo e para a construção de um novo Portugal democrático, o CHUDE-Centro Humberto…

Combatentes lembram Madrinhas de Guerra e inauguram exposição de desenhos humorísticos militares

“O Movimento Nacional Feminino e Madrinhas de Guerra durante a Guerra do Ultramar” foi o tema de uma conferência proferida ao final da tarde…