António Esteves Mendes comemorou o centenário de vida, no passado dia 30 de Junho, um dia passado com a família e com um presente especial. A família levou-o à Igreja da Graça, em Santarém, onde António trabalhou como guia até se reformar em 1991.

António Mendes nasceu no dia 30 de Junho de 1921 na aldeia de Vale
da Torre, concelho de Castelo Branco. A sua infância foi passada nesta pequena e pacata aldeia, onde a sua família sobrevivia essencialmente da agricultura.  Assim que atingiu a adolescência, começa a acompanhar o pai na arte da construção civil, profissão que o fez homem e o obriga, no ano de 1966, a mudar-se para França para melhorar as condições de vida. Aí viria a exercer a mesma arte até 1969. Regressa depois a Portugal pelas saudades da família que deixou.

Em 1977, inicia uma nova fase da sua vida, como guia na Igreja da Graça, em Santarém,
onde permaneceu até à sua reforma em 1991. Foi neste período, na Igreja da Graça, que aprofundou os seus conhecimentos de toda a história que esta igreja contém.

No dia em que completou 100 anos de vida, a família proporcionou-lhe a oportunidade de uma vez mais conduzir, desta feita os seus familiares, numa visita guiada pelo interior da Igreja da Graça, mostrando que os anos não lhe não lhe afectaram a frescura da memória.

Leia também...

Quatro vitorianos na lista final da Selecção Distrital Sub-13

São quatro os craques do Vitória Clube de Santarém que integram a lista final da 𝐒𝐞𝐥𝐞𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐃𝐢𝐬𝐭𝐫𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐒𝐮𝐛-𝟏𝟑 𝐝𝐞 𝐅𝐮𝐭𝐬𝐚𝐥 da Associação de Futebol…

Assembleia Municipal de Ourém lança projectos para aproximar cidadãos à política

A Assembleia Municipal de Ourém lançou três projectos com o objectivo de aproximar os cidadãos à política, mantê-los informados e envolvê-los nas decisões que…

Petição para “salvar as farmácias” já foi assinada por 42 mil portugueses

Quarenta e dois mil portugueses já assinaram uma petição para “salvar as farmácias” em situação mais frágil, tornando obrigatória a sua discussão no plenário…

António Pelarigo homenageado em Lisboa com apresentação de novo CD/DVD

O fadista António Pelarigo, falecido em Janeiro passado, aos 64 anos, é homenageado na quarta-feira, no Museu do Fado, em Lisboa, com a apresentação…