António Esteves Mendes comemorou o centenário de vida, no passado dia 30 de Junho, um dia passado com a família e com um presente especial. A família levou-o à Igreja da Graça, em Santarém, onde António trabalhou como guia até se reformar em 1991.

António Mendes nasceu no dia 30 de Junho de 1921 na aldeia de Vale
da Torre, concelho de Castelo Branco. A sua infância foi passada nesta pequena e pacata aldeia, onde a sua família sobrevivia essencialmente da agricultura.  Assim que atingiu a adolescência, começa a acompanhar o pai na arte da construção civil, profissão que o fez homem e o obriga, no ano de 1966, a mudar-se para França para melhorar as condições de vida. Aí viria a exercer a mesma arte até 1969. Regressa depois a Portugal pelas saudades da família que deixou.

Em 1977, inicia uma nova fase da sua vida, como guia na Igreja da Graça, em Santarém,
onde permaneceu até à sua reforma em 1991. Foi neste período, na Igreja da Graça, que aprofundou os seus conhecimentos de toda a história que esta igreja contém.

No dia em que completou 100 anos de vida, a família proporcionou-lhe a oportunidade de uma vez mais conduzir, desta feita os seus familiares, numa visita guiada pelo interior da Igreja da Graça, mostrando que os anos não lhe não lhe afectaram a frescura da memória.

Leia também...

Movimento de utentes marca concentrações para exigir mais médicos

O Movimento de Utentes de Salvaterra de Magos volta esta semana à rua, com concentrações em Muge, Granho, Glória do Ribatejo, Foros de Salvaterra…

Centro escolar evacuado devido a fuga de gás em Santarém

Alunos vão hoje para casa.

Cartaxo cria polo de atendimento da APAV

O Município do Cartaxo estabeleceu protocolo de colaboração com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), para a criação de um polo de…

Santarém adere à rede de Cidades e Vilas que caminham

O Executivo da Câmara de Santarém aprovou por unanimidade, a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham, na última reunião de Câmara,…