A Fundação José Saramago e a Junta de Freguesia da Azinhaga convidam a população a participar numa apanha colectiva da azeitona das árvores que fazem parte do projecto ‘100 oliveiras para José Saramago’, foi hoje anunciado.

Num comunicado, a Fundação José Saramago disse que a apanha vai ser feita no sábado, a partir das 08:00, na rua onde as oliveiras foram plantadas: Rua Victor Manuel da Guia, em Azinhaga, no distrito de Santarém.

Por ocasião do centenário do escritor, e em sua homenagem, foram plantadas 100 oliveiras, que receberam “cada uma delas o nome de uma personagem saramaguiana”.

Após a recolha das azeitonas e a sua transformação em azeite, a organização distribuirá o produto por todos os participantes.

A fundação apela a todos os participantes que levem material para a apanha como toldos, recipientes e varejador, que usem roupa e calçado confortáveis e levem água.

Leia também...

Confraria do Vinho Medieval de Ourém apresentada na quinta-feira

A Confraria do Vinho Medieval de Ourém vai ser apresentada na quinta-feira, numa iniciativa da Associação de Promoção da Vitivinicultura do Concelho de Ourém…

Equipa de infantis do Clube Náutico de Abrantes sagrou-se vice-campeã nacional de ginástica artística

A equipa de infantis do Clube Náutico de Abrantes, com os atletas João Lopes, Dinis Sebastião, Dinis Costa, Martinho Silva, Tiago Gonçalves e Duarte…

“A violência doméstica só se poderá atenuar se se alterarem mentalidades”

Filipa Ribeiro Pereira, natural de Almeirim, venceu em Dezembro a quarta edição do prémio APAV para a investigação. Estudou Direito na Universidade Nova de…

Acordo ibérico sobre caudal no rio Tejo é “benéfico mas insuficiente” para o Médio Tejo 

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo considerou hoje benéfico, mas insuficiente, o acordo entre Portugal e Espanha que garante um caudal diário…