A Fundação José Saramago e a Junta de Freguesia da Azinhaga convidam a população a participar numa apanha colectiva da azeitona das árvores que fazem parte do projecto ‘100 oliveiras para José Saramago’, foi hoje anunciado.

Num comunicado, a Fundação José Saramago disse que a apanha vai ser feita no sábado, a partir das 08:00, na rua onde as oliveiras foram plantadas: Rua Victor Manuel da Guia, em Azinhaga, no distrito de Santarém.

Por ocasião do centenário do escritor, e em sua homenagem, foram plantadas 100 oliveiras, que receberam “cada uma delas o nome de uma personagem saramaguiana”.

Após a recolha das azeitonas e a sua transformação em azeite, a organização distribuirá o produto por todos os participantes.

A fundação apela a todos os participantes que levem material para a apanha como toldos, recipientes e varejador, que usem roupa e calçado confortáveis e levem água.

Leia também...

Plano Especial de Emergência para Cheias no Tejo baixou para nível azul

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém baixou para nível azul o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, devido…

Casa dos Patudos recebe a Exposição “Arte com Vinho” de Máximo Esposito

O Polo Enoturístico da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai a receber de 4 de Maio a 30 de Junho, a exposição…

Presidente da Junta de Mouriscas detido por alegados crimes de peculato

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, no dia 14 de Junho, um autarca do concelho de Abrantes pelo crime de peculato e peculato de uso,…

Augusto Brázio termina residência artística na Azinhaga com apresentação de livro

O fotógrafo Augusto Brázio apresenta, na sexta-feira, o livro “Presentes Ausentes”, que resulta de uma residência artística na aldeia natal de José Saramago, uma…