Os arguidos no processo que lesou o Estado em mais de dois milhões de euros, com a emissão de receituário forjado, sobretudo de medicamentos com elevados valores de comparticipação, conhecem hoje a decisão do Tribunal de Santarém.

O processo, que começou a ser julgado em Abril de 2019, tem como principal arguido um farmacêutico, proprietário e director técnico de duas farmácias (uma em Abrantes e outra em Lisboa), que é acusado de ter concebido e executado um plano de angariação de receituário forjado, tendo alegadamente recebido indevidamente do Serviço Nacional de Saúde um valor global de 2.116.392 euros, entre Fevereiro de 2012 e Julho de 2017.

Entre os principais arguidos encontra-se ainda um médico (dois outros foram despronunciados em fase de instrução), um funcionário da Liga dos Combatentes e outra do Montepio Abrantino, em Abrantes, acusados de acederem aos sistemas de receituário das instituições, e o proprietário de um café.

Os restantes arguidos são, na sua maioria, toxicodependentes que alegadamente entraram no esquema fornecendo nomes e números de utentes, seus e de familiares, para a obtenção das receitas, que entregavam depois ao farmacêutico a troco de dinheiro.

Nas alegações finais, o Ministério Público pediu penas mais graves para os principais arguidos e ainda uma pena acessória de proibição do exercício de funções para o farmacêutico e para o médico (que dava consultas na Liga dos Combatentes de Abrantes).

O esquema passava pelo envolvimento de pessoas residentes na zona de Abrantes que tomavam medicação de forma contínua ou eram toxicodependentes, que pediam receitas médicas, sobretudo de antipsicóticos com elevada comparticipação, em centros de saúde da região.

Leia também...

Primeiras eleições indirectas dos presidentes das CCDR decorrem hoje

Mais de 10.000 autarcas podem eleger hoje pela primeira vez, através de colégios eleitorais regionais, os cinco presidentes das comissões de coordenação e desenvolvimento…

Estado desiste de recurso da sentença que dá razão a Mação sobre indemnizações

O Estado desistiu do recurso relativo à sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria que deu razão ao município de Mação sobre as…

“Estamos a trabalhar para que a Feira do próximo ano seja realmente impactante”

A edição de 2020 da Feira Nacional de Agricultura (FNA) em Santarém foi cancelada, mas a administração do CNEMA – Centro Nacional de Exposições…

Programador do festival Bons Sons satisfeito com prémio de excelência dos Iberian Festival Awards

O programador Luís Ferreira admitiu a importância da distinção de excelência atribuída pelos Iberian Festival Awards como reconhecimento pelo trabalho na área cultural e…