O Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém (CROAS) organizou, no dia 25 de março, o Arraial do Cão, no Canil/Gatil Municipal.

Numa tarde muito animada, “a iniciativa teve como objetivo dar a conhecer as instalações e condições do canil municipal, e os animais que temos para adoção” referiu Nuno Russo, Vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro do canil e gatil municipal. “Este primeiro Arraial visa promover o contacto entre a população e os animais, de forma a criar mais sensibilidade para a adoção dos animais e do seu bem-estar. Apresentar um espaço onde as pessoas são bem-vindas e possam vir, adotar e/ou prestar voluntariado” concluiu Nuno Russo.

O Município tem feito um investimento no canil para proporcionar melhores condições de bem-estar aos animais residentes, nomeadamente a compartimentação do parque exterior, que possibilitou a mudança de ambiente dos cães que estavam nas boxes, há mais tempo, e onde agora podem correr livremente. Tem ainda em curso a execução de várias candidaturas ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para investimento e ampliação do canil, com a criação de mais boxes, recuperação do parque de exercícios e adquisição de vinte gatis que vão fazer parte de um programa de captura, esterilização e devolução de animais, para colónias de gatos da cidade.

O evento contou com um desfile de cães, onde participaram os animais do canil e que estão disponíveis para adoção, visitas ao canil e gatil, animação para as crianças, música ao vivo, oferta de brindes e food trucks.

A adoção responsável é muitas vezes a única salvação para os animais que são abandonados e/ou errantes e deve ser encarada como uma segunda oportunidade para serem felizes.

Atualmente, o CROAS tem um total de 106 animais, 84 cães e 22 gatos.

Leia também...

Fátima recebe em setembro peregrinação europeia de surdos

O Santuário de Fátima vai receber, entre 26 e 29 de setembro, a II Peregrinação Europeia de Surdos, considerada pelo reitor deste espaço religioso…

Bombeiros de Ourém com nova equipa de intervenção permanente

A Câmara de Ourém aprovou um protocolo para viabilizar a constituição de uma nova equipa de intervenção permanente, a somar às três alocadas às…

“Verão In.Str… É um espanto!” arranca, mesmo condicionado pela chuva

A chuva inviabilizou o espectáculo de abertura da iniciativa “Verão In.Str… É um espanto!”, que decorre de 21 de Junho a 23 de Setembro na…

Inscrições abertas para prova “Trilhos Ribeirinhos do Almourol”

Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha em conjunto com o Regimento de Engenharia N.º 1 vão organizar no próximo dia 7 de Julho,…