A Câmara Municipal do Cartaxo candidatou a Árvore do Chá, da Quinta das Pratas, a Árvore do Ano 2022. Calcula-se que foi há 112 anos que a Árvore do Chá foi plantada na Quinta das Pratas, no Cartaxo.

O júri nacional já a considerou uma das 10 mais extraordinárias do país, agora é tempo de votar para a levar à Europa. De seu nome científico Melaleuca Armillaris, de origem australiana, a árvore encontrou no Cartaxo terra fértil para crescer até à extraordinária dimensão com que hoje se apresenta, um tronco com seis metros de perímetro do qual saem longos ramos que, como braços de madeira viva, se alongam até aos 9 metros de altura.

“Mas se é a sua dimensão o que, à primeira vista, mais impressiona, é a sua ligação às gentes do Cartaxo que a tornam única e insubstituível. Ainda as fotografias não era coisa de tirar por “dá cá aquela palha” e já os seus ramos esculturais eram procurados para cenário de fotografias por quem visitava o Museu Rural e do Vinho bem ali de frente. Foi entre os seus ramos que muitos jovens fizeram as primeiras promessas de amor, que os amigos conversaram horas a fio ou trocaram risos e segredos no fim dos dias de aulas. É caso para dizer que a Melaleuca Armillaris da Quinta das Pratas conhece quase toda a gente no Cartaxo e arredores”, refere o município em comunicado.

“Depois de passar 112 a ser abrigo e escultura natural, a oferecer o verde profundo das suas folhas delicadas ou a força dos seus troncos robustos, às gentes do Cartaxo e a quem visita o concelho, é tempo da Árvore do Chá vir pedir ajuda a toda a comunidade – é que para ser conhecida por essa Europa fora precisa de apoio. São apenas dois ou três cliques para se tornar famosa – defenda a sua árvore junto dos amigos, partilhe fotografias, insista e persista junto da família. A sua, a nossa lindíssima árvore precisa de votos”, conclui a mesma nota.

A votação decorre até dia 5 de Janeiro. No dia 6 de Janeiro de 2022 será anunciado o vencedor português que irá participar no concurso europeu.

Para votar basta aceder aqui.

Leia também...

Pulseira electrónica para suspeito de violência doméstica

Um homem de 57 anos foi detido por violência doméstica pela Guarda Nacional Republicana, no passado dia 7 de Julho, no concelho de Ferreira…

Associação de Futebol de Santarém a caminho do Centenário

A Associação de Futebol de Santarém apresentou ao fim da tarde o programa das comemorações do seu 1.º Centenário que irão estender-se até Novembro…

Município de Azambuja reforça em 16% verbas dos Acordos de Transferência e Contratos Interadministrativos com as freguesias

O Executivo Municipal de Azambuja realizou no dia 29 de Agosto, no Auditório Municipal do Páteo do Valverde, a reunião ordinária onde foi aprovado…

Livro que revela poema desconhecido sobre Camões apresentado em Santarém

O livro ‘Camões: Altos Cumes, Scabelicastro e Correlatos’, da autoria do historiador Vítor Serrão e do investigador Mário Rui Silvestre, vai ser apresentado na…