A Câmara Municipal do Cartaxo candidatou a Árvore do Chá, da Quinta das Pratas, a Árvore do Ano 2022. Calcula-se que foi há 112 anos que a Árvore do Chá foi plantada na Quinta das Pratas, no Cartaxo.

O júri nacional já a considerou uma das 10 mais extraordinárias do país, agora é tempo de votar para a levar à Europa. De seu nome científico Melaleuca Armillaris, de origem australiana, a árvore encontrou no Cartaxo terra fértil para crescer até à extraordinária dimensão com que hoje se apresenta, um tronco com seis metros de perímetro do qual saem longos ramos que, como braços de madeira viva, se alongam até aos 9 metros de altura.

“Mas se é a sua dimensão o que, à primeira vista, mais impressiona, é a sua ligação às gentes do Cartaxo que a tornam única e insubstituível. Ainda as fotografias não era coisa de tirar por “dá cá aquela palha” e já os seus ramos esculturais eram procurados para cenário de fotografias por quem visitava o Museu Rural e do Vinho bem ali de frente. Foi entre os seus ramos que muitos jovens fizeram as primeiras promessas de amor, que os amigos conversaram horas a fio ou trocaram risos e segredos no fim dos dias de aulas. É caso para dizer que a Melaleuca Armillaris da Quinta das Pratas conhece quase toda a gente no Cartaxo e arredores”, refere o município em comunicado.

“Depois de passar 112 a ser abrigo e escultura natural, a oferecer o verde profundo das suas folhas delicadas ou a força dos seus troncos robustos, às gentes do Cartaxo e a quem visita o concelho, é tempo da Árvore do Chá vir pedir ajuda a toda a comunidade – é que para ser conhecida por essa Europa fora precisa de apoio. São apenas dois ou três cliques para se tornar famosa – defenda a sua árvore junto dos amigos, partilhe fotografias, insista e persista junto da família. A sua, a nossa lindíssima árvore precisa de votos”, conclui a mesma nota.

A votação decorre até dia 5 de Janeiro. No dia 6 de Janeiro de 2022 será anunciado o vencedor português que irá participar no concurso europeu.

Para votar basta aceder aqui.

Leia também...

Santarém sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje o distrito de Santarém sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, pontualmente…

Primeira pedra do Complexo Desportivo de Pernes lançada após três décadas de espera

Após mais de três décadas de espera, a população de Pernes assistiu este sábado, 25 de Janeiro, ao lançamento da primeira pedra do Complexo…

Golegã inaugura exposição “Ser Artista por Um dia”

Decorreu na quinta-feira, dia 20 de Junho, a inauguração da exposição “Ser Artista por Um dia” dos alunos da Let´s Art da Academia Sénior…

Engenheiro electrotécnico detido pela PJ é suspeito da autoria do grande fogo que assolou Mação em 2017

É suspeito de ter ateado quatro incêndios florestais nos concelhos de Sertã e Proença-a-Nova no domingo.