A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 2.300 quilos de carne de porco, oriundos de um matadouro no concelho de Santarém, revelou a autoridade em comunicado emitido esta sexta-feira, 2 de Fevereiro.

A apreensão ocorreu no âmbito de uma operação da Brigada Especializada de Indústrias de Produtos de Origem Animal da Unidade Regional Centro, que decorreu na Mealhada. O comunicado da ASAE não refere a data em que se deu a apreensão.

Durante a acção foi interceptada uma viatura pesada, que seguia com destino a uma sala de desmancha no concelho de Macedo de Cavaleiros, tendo os agentes constatado que os produtos estavam a ser transportados sem as devidas condições de higiene de modo a evitar contaminações. Os produtos cárneos encontravam-se em contacto com o pavimento e foram sujeitos a perícia por médica veterinária que determinou que não poderiam entrar no circuito comercial. A carne apreendida representa um valor de 3.700 euros. Foi ainda apreendido o registador de temperatura instalado na viatura, uma vez que não tinha sido sujeito a controlo metrológico, “situação que inviabilizou o controlo exato da temperatura da carne que estava a ser transportada”, refere ainda o comicado.

Foi levantando um processo de contraordenação por se tratar de géneros alimentícios com falta de requisitos, no valor estimado de 500 euros.

Leia também...

Bispos anunciam hoje medidas para responder a abusos sexuais na Igreja

Os bispos portugueses anunciam hoje as medidas a tomar em resposta ao relatório sobre abusos sexuais de crianças na Igreja católica, que validou 512…

Atleta da Casa do Benfica em Abrantes convocada para representar Portugal no Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno

Luísa Burguette Cunha, atleta da Casa do Benfica em Abrantes, foi convocada pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno para integrar a comitiva de três…

Santarém é dos distritos com mais infracções detectadas na área do ambiente – Governo

Mais de 3.000 inspecções ou fiscalizações na área do ambiente, 18% delas resultando em possível crime, foram feitas no ano passado pelas entidades fiscalizadoras…

Águas de Santarém volta a ser reconhecida com o selo de qualidade exemplar da água para consumo humano

A empresa municipal Águas de Santarém foi galardoada, pelo terceiro ano consecutivo, com o Selo da Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano, que…