A Autoridade Nacional de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou que apreendeu 680 peças de automóveis em fim de vida, num valor aproximado de 40.800 euros, durante uma operação de fiscalização de centros de abate automóvel.

ASAE adianta, em comunicado, que na operação – realizada nas últimas semanas nos concelhos de Setúbal, Cascais, Mafra, Santarém e Leiria e direccionada à comercialização online de peças usadas, integradas em veículos em fim de vida, para reutilização – foram apreendidos 26 motores de automóveis, 11 caixas de velocidade, 300 quadrantes, airbags e radiadores, entre outros, num total de 40.771,91 euros.

No âmbito da operação da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC) foram ainda abertos processos de contra-ordenação ambiental pela comercialização online e física das peças usadas sem apresentação de comprovativos de proveniência e por não apresentarem o número da licença do operador de desmantelamento.

A ASAE alerta que “é proibida a comercialização deste tipo de peças quando não sejam provenientes de operadores de desmantelamento licenciados e não apresentem informação sobre o número da licença do operador de desmantelamento de proveniência, incluindo vendas em ambiente digital”.

Leia também...

FACIL – Feira do Autor da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo 2024

O Palácio do Infantado, em Samora Correia, recebe este ano a FACIL – Feira do Autor da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. A…

Associação pede investigação aos pneus de viatura da GNR envolvida em acidente mortal

A Associação de Proteção Civil (APROSOC) pediu na quarta-feira uma investigação à altura do piso dos pneus da viatura da GNR envolvida numa colisão…

Associação de Moradores de Santarém promove encontro “O que queremos para o Centro Histórico?”

A Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém – AMCHS – realizou na manhã de sábado (dia 8), um encontro de associados que…

Militar morre em Santa Margarida após indisposição durante treino físico

Um militar morreu hoje após uma “indisposição sentida durante uma atividade de treino físico” no Campo Militar de Santa Margarida, distrito de Santarém, anunciou…