Os deputados da Assembleia Municipal de Santarém aprovaram na segunda-feira, 18 de Janeiro, em reunião extraordinária, um “Voto de Repúdio” pelo Massacre Cinegético ocorrido na Herdade da Torre Bela, na Azambuja.

A proposta, apresentada pela bancada socialista, obteve 32 votos a favor, 1 contra e quatro abstenções. Da esquerda à direita do espectro político, quase a totalidade dos deputados de Santarém consideraram “condenável” o acontecimento na Quinta da Torre Bela e apelaram a uma maior fiscalização por parte das autoridades para evitar que situações deste tipo ocorram no futuro.

Recorde-se que, em Dezembro último, cerca de 540 animais, a maioria veados e javalis, foram abatidos numa montaria na Quinta da Torre Bela, no concelho da Azambuja.

PUBLICIDADE

O abate foi posteriormente “publicitado” nas redes sociais “por alguns dos 16 ‘caçadores’ que terão participado” na iniciativa, que gerou uma onda de indignação no País.

Na mesma sessão os deputados municipais de Santarém aprovaram, num “Voto de Repúdio” pelas agressões a autarcas de Abrantes, atacados com um cajado durante uma reunião por um ex-empresário da construção civil.

“Nada justifica a violência”, consideraram os deputados neste ‘Voto de Repúdio’ que mereceu 33 votos a favor e quatro abstenções.

Recorde-se que o caso aconteceu na terça-feira, 22 de Dezembro: o presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Abrantes (CMA) foram agredidos durante uma reunião por um ex-empresário da construção civil que há anos responsabiliza aquela autarquia pela falência das suas empresas.

Segundo comunicado da CMA, o agressor, “munido de um pau com gancho de ferro, entrou ilegalmente no edifício onde decorria a sessão, proferiu várias ameaças verbais aos presentes e agrediu fisicamente o presidente, o vice-presidente e uma trabalhadora” daquele município.

“Qualquer desrespeito por um autarca significa o desrespeito por um símbolo da democracia local”, consideraram os eleitos de Santarém.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…

Condutor não respeita ordem de paragem e foge durante 25 km à GNR

Um homem de 31 anos foi detido e aguarda julgamento em prisão…

GNR detém dono de café por violação do confinamento

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no sábado, o dono de um…