Realizou-se, na sexta-feira, dia 17 de Fevereiro, a assinatura do acordo de cooperação com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Este momento formal contou com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, da Presidente do Conselho Diretivo do IHRU, Isabel Dias, do Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores, representantes das Juntas de Freguesia, entre outros parceiros da Ação Social do concelho.
Bruno Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, deu nota do seu orgulho pelo facto do seu executivo fazer parte deste caminho de erradicação da habitação indigna no concelho. Informou ainda que o investimento a concretizar nos próximos anos, em Ferreira do Zêzere, possibilitará ter no concelho uma habitação digna e com rendas acessíveis.
A Vereadora Elisabete Ferreira procedeu à explanação do documento “Estratégia Local de Habitação” e deu a conhecer o projecto de arquitetura em execução, que ganhará forma junto ao Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere.
Após a assinatura do acordo e da respectiva homologação, Fernanda Rodrigues, Secretária de Estado da Habitação, referiu na sua intervenção que “invocar o Estado Social, a coesão económico-social, ou simplesmente falar de vida em comunidade, pressupõe garantir que todos, sem exceção e sem barreiras, têm acesso a uma habitação digna e adequada à sua dimensão e aos seus rendimentos, interpretando e respondendo aos anseios e necessidades da população e construir os instrumentos necessários para o fazer.”
A Secretária de Estado felicitou ainda o Município de Ferreira do Zêzere e manifestou satisfação pelo facto de ser apresentado um estudo prévio do projeto para a construção das novas habitações, referindo que é necessário passar de imediato para a concretização dos projetos e respetiva execução.
O acordo de cooperação do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1º Direito, hoje assinado, garantirá o acesso à habitação a 27 famílias, que correspondem a 62 pessoas, num investimento estimado de dois milhões e quinhentos mil euros.