Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) lamentou hoje que o Governo aproveite a questão das câmaras nas fardas dos polícias, as chamadas ‘bodycams’, para alargar o âmbito da videovigilância e querer substituir este instrumento por polícias nas ruas.

“A proposta de lei torna tudo muito mais amplo. O Governo, mais uma vez sabidamente, tenta fazer mais do que aquilo que se pretende. Aquilo que o Governo pretende é, aproveitando a questão das ‘bodycam’, alargar a videovigilância e torná-la muito mais abrangente”, disse à agência Lusa o presidente da APG.

César Nogueira comentava a proposta do Governo, apresentada na quarta-feira no parlamento, sobre a utilização de sistemas de videovigilância pelas forças e serviços de segurança, que além de permitir aos polícias usarem câmaras nos uniformes, as chamadas ‘bodycams’, alarga o âmbito do uso destas tecnologias pelas polícias.

O Governo pretende que os elementos da PSP e GNR possam usar as câmaras de videovigilância em operações de segurança de grande complexidade, no apoio à actividade policial, no controlo de tráfego na circulação rodoviária, marítima e fluvial, circulação de pessoas nas fronteiras e em operações de busca e salvamento, possibilitando também, em caso de actos terroristas, a visualização e o tratamento de dados por um sistema de gestão analítica e a captação de dados biométricos.

Defendendo o uso das ‘bodycams’ pelos polícias, o presidente da APG lamenta que este instrumento tenha sido inserido numa proposta “muito mais ampla” em que “parece que o Governo quer quase colocar as câmaras de videovigilância a substituir as forças policiais”.

“Não concordamos que se vá nesse sentido, porque a prevenção não se faz com câmaras. A videovigilância deve servir como complemento para prevenção e depois para a obtenção de prova e não como substituto dos elementos humanos para a prevenção”, precisou.

César Nogueira receia que no futuro a prevenção do crime venha a ser feito por sistemas videovigilância e que seja reduzido o número de elementos humanos.

Leia também...

Câmara da Chamusca abre em Hasta Pública concessão de bares

A Câmara Municipal da Chamusca abre o concurso de Hasta Pública para…

Começou a rolar a bola no Vitória Clube de Santarém

Já se respira futsal na nova época do Vitória Clube de Santarém!…

Constância assinala os 100 anos do fim da Grande Guerra

Na próxima segunda-feira, 12 de Novembro, às 11h00, no Jardim da Zona…

Único balcão bancário encerrou na vila do Couço

O encerramento, na última sexta-feira, do único balcão bancário que existia na…