Os 100 Anos da Associação de Futebol de Santarém foram assinalados ontem, num Jantar de Gala que decorreu no Centro Nacional de Exposições, em Santarém e reuniu três centenas de convidados.

Durante o evento, que ficou marcado pela atribuição à Associação de Futebol de Santarém da Medalha de Ouro da Cidade pela autarquia Scalabitana, a distinção de grau mais elevado do município, foram homenageadas 18 figuras e oito instituições que mais se distinguiram durante os 100 Anos de vida da Associação, quer no futebol, quer no futsal, feminino e masculino.

O Prémio Excelência foi atribuído a Fernando Gomes, presidente da FPF, enquanto Rui Manhoso foi distinguido com o Prémio Carreira.

A AF Santarém distinguiu ainda Mário Albuquerque e o Padre António Pereira como Sócios de Mérito e o Clube Atlético Ouriense como Sócio Honorário.

Na Gala que contou com as presenças do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias e de Ricardo Gonçalves, presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, para além de autarcas da região, representantes de associações congéneres e clubes filiados na AF Santarém, foram ainda homenageados os Municípios “parceiros de excelência” da AF Santarém, Municípios de Almeirim (Centro de Treinos de Arbitragem Sul), Entroncamento (Centro de Treinos de Arbitragem Norte) e Santarém (Academia de Futebol), os clubes centenários União de Tomar (1914), Sport Abrantes e Benfica (1916), Tramagal Sport União (1922) e Club Desportivo ‘Os Águias’ (Alpiarça, 1922).

Na arbitragem subiu ao palco o ex-árbitro internacional Alder Dante e enquanto treinadores internacionais, João Henriques (Tomar), José Peseiro (Coruche), Pepa (Torres Novas) e Vítor Manuel (Abrantes).

Na Gala dos 100 Anos da AF Santarém foram ainda distinguidas as “Glórias Vivas Internacionais A no feminino”: Ana Valinho (Ourém), Diana Silva (Ourém), Joana Marchão (Abrantes) Maria João Xavier (Santarém) e Sofia Vieira (Rio Maior). Na mesma categoria, mas em masculinos foram homenageados Ernesto Figueiredo (Tomar), Joaquim Ribeiro (Barquinha), Jorge Cadete (Santarém) e Pedro Gomes (Torres Novas).

Medalha de Ouro da Cidade de Santarém

No final da Gala e antes serem sopradas as velas do 100.º Aniversário, a Câmara Municipal de Santarém agraciou a Associação com a Medalha de Ouro da Cidade, a mais alta distinção concedida pelo Município.

A AF Santarém completou 100 Anos de existência no passado dia 19 de Novembro e actualmente contabiliza 78 clubes no activo e mais de 10.000 atletas inscritos, o que faz da AF Santarém uma das mais relevantes Associações da Federação Portuguesa de Futebol.

(Ler notícia desenvolvida na edição impressa de 29 de Novembro de 2024 do Correio do Ribatejo).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

União de Almeirim iguala recorde de vitórias do Fátima. União de Tomar consolida segundo lugar

O União de Almeirim somou a décima sexta vitória em dezasseis jogos…

Atleta do Clube de Ginástica de Torres Novas convocado para Estágio da Selecção Nacional

O ginasta do Clube de Ginástica de Torres Novas (CGTN), Rodrigo Martins,…

Clube de Ténis de Santarém inaugura cobertura e cria campo de Pickleball

O Clube de Ténis e Padel de Santarém inaugurou na manhã deste…

Federação Portuguesa de Futebol vai cancelar campeonatos de futebol de formação

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu cancelar todos os campeonatos de…