A Associação de Judo do Distrito de Santarém (AJDS) parabenizou a atleta Patrícia Sampaio, que conquistou na quinta-feira a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos Paris2024, estendendo a homenagem ao seu irmão e treinador, Igor Sampaio.

“Os êxitos desportivos da atleta olímpica Patrícia Sampaio são motivo de grande orgulho para a família do judo de Santarém. As suas conquistas são partilhadas por todos nós, praticantes, treinadores, árbitros, dirigentes, autarcas e muitos desportistas atentos à verdadeira filosofia JITA KYOEI (benefício mútuo), que emana da prática do judo”, realçou em comunicado a entidade.

Na quinta-feira, a judoca Patrícia Sampaio conquistou o bronze em -78 kg em Paris2024, ao bater a japonesa Rika Takayama por duplo waza-ari, alcançando a 29.ª medalha olímpica do desporto português, a primeira na presente edição dos Jogos.

A AJDS aproveitou ainda para parabenizar o feito da atleta tomarense, revelando que sente “orgulho” pelo seu resultado em Paris2024, mas também pelo “seu testemunho de humildade, entrega, disponibilidade e colaboração no engrandecimento do judo”, estendendo o sentimento a Igor Sampaio.

“Ambos construíram e tornaram possível a realização de um sonho de todos. Obrigado a ambos, continuemos a sonhar”, rematou a associação que é liderada por António Pedroso Leal.

Patrícia Sampaio (13.ª) venceu no combate decisivo, o seu quinto na Arena Champ-de-Mars, a nipónica Takayama, nona do mundo e sétima favorita entre as 22 judocas inscritas na categoria, com um segundo waza-ari, resultando em ippon, obtido a 01.02 minutos do final.

O bronze de Sampaio é o quarto do judo português em Jogos Olímpicos, após as medalhas de Nuno Delgado (Sydney2000, -81 kg), Telma Monteiro (Rio2016, -57 kg) e Jorge Fonseca (Tóquio2020, -100 kg).

Leia também...

Alunos de Pernes lançam livro no Dia da Criança

Os alunos da Escola Básica e Jardim de Infância de Pernes apresentaram o livro “Histórias da Imaginação em torno do Pião” a 1 de…

Oeiras vai acolher projecto do consórcio Magellan 500 para mobilidade eléctrica voadora

O município de Oeiras vai acolher um novo projecto de mobilidade eléctrica aérea para transporte de passageiros, promovido pelo consórcio Magellan 500, que pretende…

Uma criança e um adulto feridos em despiste de ligeiro em Coruche

O despiste de um veículo ligeiro em Coruche provocou, no dia 1 de Julho, ferimentos graves em um adulto e ligeiros num menor de…

Autarca de Tomar defende alteração legislativa que defina sistema nacional de proteção civil

Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, considera “imperativa” uma alteração legislativa que defina o sistema nacional de proteção civil de que o país…