A Associação de Vizinhos de Marvila apresentou-se à comunidade numa sessão realizada no passado sábado, dia 06 de Janeiro, na pastelaria Bijou 3 em Santarém.

Nesta assembleia, a organização apresentou publicamente a sua estratégia de intervenção em prol do desenvolvimento social, cultural e urbanístico dessa zona da cidade de Santarém, vincando o seu distanciamento político.

A Associação defende um conjunto de propostas que visam “melhorar a qualidade de vida” nesta zona da cidade de Santarém, como sejam o ajardinamento e construção de um Centro de Convívio na Av. Madre Andaluz, a municipalização do Centro de Juventude, ou a construção de um miradouro sobre a Lezíria.   

A Associação de Vizinhos de Marvila é presidida por Ludgero Mendes, sendo que o responsável distrital da Ordem dos Engenheiros, João Carvalho, ocupa a vice-presidência.

Nas palavras de Ludgero Mendes, o grande objectivo da Associação é cooperar com o tecido associativo e com as entidades públicas, nomeadamente com a Câmara e a União de Freguesias da Cidade de Santarém em tudo o que possa valorizar o núcleo urbano da antiga freguesia de Marvila.

Dizendo que esta associação nasce “exclusivamente da vontade popular”, Ludgero Mendes diz que o que a move é, somente, “transformar a zona num local aprazível”: “não há qualquer relação partidária”, garante.

“Fizemos questão de reunir todos os quadrantes políticos. Nós queremos ajudar a que o próprio executivo possa perceber as necessidades que cada um dos bairros ou ruas têm, e que se possa trabalhar em conjunto para chegar a soluções. Queremos ser sempre uma ajuda”, afirmou.

No plano de actividades está prevista a realização de reuniões e convívios, tendencialmente em espaços públicos, acções de sensibilização sobre boas práticas de vizinhanças ou acções de manutenção e limpeza no espaço público.

Propõe-se, ainda, deixar alertas e pedidos de intervenção no que concerne à segurança rodoviária, preservação dos espaços verdes, realização de debates e colóquios, bem como definir rotas e caminhos temáticos para uso da população, entre outras iniciativas.

A reunião contou com a participação do Bispo de Santarém, D. José Traquina, que deixou algumas palavras de encorajamento e pedagogia a favor dos outros e enalteceu a prática de vizinhança e apoiou as iniciativas desta Associação de Vizinhos.

O evento incluiu ainda um momento de animação musical com o fadista João Chora, acompanhado à guitarra por pedro Amendoeira.

Leia também...

UTIS dá as boas-vindas ao ano lectivo em cerimónia no Teatro Sá da Bandeira

Para assinalar o arranque no ano lectivo de 2022-2023, a Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS) organizou uma cerimónia no Teatro Sá da…

5G:Sumol Compal aumenta capacidade de produção de 13 milhões de litros por ano

A fábrica de Almeirim da Sumol Compal registou um aumento “da capacidade de produção de 13 milhões de litros por ano” com a instalação…

NERSANT apresenta Vida Ativa QUALIFICA+

Nos próximos dias 27 e 28 de Novembro, em Torres Novas e Santarém, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, vai apresentar…

Vânia Neto substitui Maria da Graça Carvalho como eurodeputada

Vânia Andreia Lopes Neto, 11.ª na lista do PSD às eleições europeias em 2019, vai substituir Maria da Graça Carvalho, que integra o Governo…