A Associação dos Amigos da Natureza de Alpiarça (AANA) reuniu associados e a população da vila ribatejana para o visionamento do eclipse solar, no passado dia 12 de agosto. A iniciativa juntou mais de 80 participantes que observaram o evento astronómico munidos dos respetivos óculos homologados, disponibilizados pela organização.
No início da sessão, o presidente da associação, Fernando Louro, dirigiu algumas palavras a todos os presentes sobre a instituição, a realização desta visualização e o trabalho efetuado. Seguiram-se as intervenções de João Paulo Dinis e Rodrigo Galego, entusiastas e conhecedores deste tipo de fenómenos.
Em comunicado, a AANA sublinhou a importância do acontecimento para a realização de estudos científicos na área da astronomia, destacando ainda que a tarde permitiu a troca de conhecimentos e o convívio entre a comunidade.
O evento foi organizado pela AANA, com o apoio da Câmara Municipal de Alpiarça.
O último eclipse total do sol em Portugal ocorreu em 1912 e o próximo será em 2144.


