A sessão de abertura da Conferência “Organização do Espaço Educacional Inclusivo em Instituições de Educação para Refugiados”, organizada pela Associação dos Ucranianos em Portugal (AUP), com o apoio do Município de Santarém, decorreu esta segunda-feira, 12 de Junho, pelas 10h00 no Auditório do ISLA Campus de Santarém.
João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, marcou presença na conferência internacional, que contou com a participação online de Vitaly Panok, Secretário da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, e de Oleg Paska, Diretor do Departamento de Educação da Ucrânia.
João Teixeira Leite felicitou a Associação pela organização da conferência, considerando ser “muito importante que todos juntos possamos discutir medidas que possam ampliar a inclusão dos nossos irmãos ucranianos. Permitam-me que vos trate por irmãos. Nós temos um gosto especial de os termos em Santarém e partilhamos convosco o sofrimento da Guerra, que nos atinge a todos. O que estão a fazer à Ucrânia é inadmissível e inaceitável. Santarém estará sempre ao vosso lado”. O Vice-presidente considera que os ucranianos “são um povo com muita bravura. Um dos vários Pelouros que tenho é o da Educação. Sei bem o esforço que os vossos filhos, os vossos irmãos, que as crianças ucranianas que estão inseridas nas nossas escolas fazem, para acompanharem as restantes que existem nas nossas escolas. A vossa bravura, não só se verifica com a luta que estão a ter no território da Ucrânia, mas também nas nossas escolas, onde são um exemplo para as nossas crianças”, notou.