Foto de Município de Santarém

A sessão de abertura da Conferência “Organização do Espaço Educacional Inclusivo em Instituições de Educação para Refugiados”, organizada pela Associação dos Ucranianos em Portugal (AUP), com o apoio do Município de Santarém, decorreu esta segunda-feira, 12 de Junho, pelas 10h00 no Auditório do ISLA Campus de Santarém.

João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, marcou presença na conferência internacional, que contou com a participação online de Vitaly Panok, Secretário da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, e de Oleg Paska, Diretor do Departamento de Educação da Ucrânia.

Foto de Município de Santarém

João Teixeira Leite felicitou a Associação pela organização da conferência, considerando ser “muito importante que todos juntos possamos discutir medidas que possam ampliar a inclusão dos nossos irmãos ucranianos. Permitam-me que vos trate por irmãos. Nós temos um gosto especial de os termos em Santarém e partilhamos convosco o sofrimento da Guerra, que nos atinge a todos. O que estão a fazer à Ucrânia é inadmissível e inaceitável. Santarém estará sempre ao vosso lado”. O Vice-presidente considera que os ucranianos “são um povo com muita bravura. Um dos vários Pelouros que tenho é o da Educação. Sei bem o esforço que os vossos filhos, os vossos irmãos, que as crianças ucranianas que estão inseridas nas nossas escolas fazem, para acompanharem as restantes que existem nas nossas escolas. A vossa bravura, não só se verifica com a luta que estão a ter no território da Ucrânia, mas também nas nossas escolas, onde são um exemplo para as nossas crianças”, notou.

Leia também...

“Virtudes heróicas” da Irmã Lúcia marcam início da missa da peregrinação de julho a Fátima

A leitura do decreto que confirma as “virtudes heroicas” da Irmã Lúcia…
Foto ilustrativa

Preso preventivamente homem detido no Sardoal por suspeita de tentativa de homicídio

Um homem de 65 anos, do Sardoal, suspeito da prática dos crimes…
Foto de Arquivo

Incêndios: Governo não vai declarar “para já” situação de alerta

O ministro da Administração Interna disse hoje que “para já” não vai…

Bispos reúnem-se em Fátima com compensações a vítimas de abuso na ordem de trabalhos

As compensações financeiras às vítimas de abusos no seio da Igreja Católica…