A efeméride foi assinalada na presença de várias individualidades, amigos, familiares e instituições que se associaram ao momento de celebração, com o Município de Ourém a fazer-se representar pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque e pelos Vereadores Rui Vital, Humberto Antunes e José Reis.
A sessão solene, que decorreu nas instalações da associação, atribuiu ainda um conjunto de condecorações como títulos de sócio benemérito ou medalhas de assiduidade, entre outras. Foram também benzidos três novos veículos: dois oferecidos pela comunidade e um adquirido com uma contribuição do Município de Ourém.
Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal, iniciou a sua intervenção parabenizando a associação pela celebração dos seus 40 anos. Para o Presidente da Câmara “é uma enorme satisfação ter uma associação desta dimensão a prestar um serviço de tanta qualidade no concelho de Ourém”.
Endereçou ainda uma palavra especial pela entrega e espírito de causa pública dos Bombeiros de Caxarias, destacando, em especial, Luís Manalvo pela sua participação na missão no Chile, recentemente, a par com outros soldados da paz do concelho.
Fez também alusão ao futuro da corporação, realçando os muitos cadetes e infantes que fazem parte da associação e que são o garante da continuidade do serviço prestado pelos Bombeiros de Caxarias.
Terminou reforçando o apoio do Município aos agentes de proteção civil, onde destacou a comparticipação de 48 mil euros para a aquisição de uma viatura, valor que foi entregue na mesma proporção às outras duas associações do concelho.
Luís Miguel Albuquerque fez questão de mencionar o desafio que é gerir um concelho com três associações humanitárias e cujo apoio tem de ser distribuído de forma justa e equilibrada. Nesse sentido, fez alusão à Unidade Local de Formação que precisa de ser remodelada e que, através da CIMT, irá ter uma verba de 300 mil euros para o efeito, o que vai permitir modernizar e melhorar o apoio às populações .