Os atletas do Gimno Clube de Santarém, Gabriel Homem e da Matilde Brilhante, estão apurados para os próximos Campeonatos do Mundo de Ginástica, que se irão disputar em Baku, Azerbaijão, de 22 a 27 de Novembro.

Grabriel Homem apurou-se para as provas de Trampolim Individual e Sincronizado e Matilde Brilhante em Trampolim Individual. O apuramento foi conseguido nos Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão de Ginástica de Trampolins, que decorreram nos dias 17 e 18 de Julho, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, onde o clube escalabitano esteve representado com três ginastas: Matilde Brilhante, Ana Matilde Pereira e Gabriel Homem.

No Trampolim Individual, Ana Matilde Pereira alcançou o 6º lugar, em juniores femininos, e Gabriel Homem atingiu a medalha de bronze com o seu 3º lugar também na categoria júnior. A mesma classificação que Matilde Brilhante alcançou no escalão Elite Júnior.

Em Trampolim Sincronizado, Gabriel Homem alcançou o 2º lugar, com o seu par Tomás Mamisashvili (Cartaxo), em juniores masculinos. Em Seniores Femininos, Matilde Brilhante e Ana Matilde Pereira chegaram ao 4º lugar, tendo ficado muito perto das medalhas.

“Mais um feito para o clube, que sistematicamente tem conseguido apurar ginastas para esta competição! Sendo Matilde Brilhante o melhor exemplo com a sua quarta participação, depois de Sofia, S. Petersburgo, Tóquio, agora com viagem assegurada para Baku”, destaca o Gimno Clube de Santarém.

O clube participou também nos campeonatos nacionais de divisão base, nos dias 26 e 27 de Junho, em Viana do Castelo, tendo o Gimno Clube de Santarém (GCS) estado representado com 7 ginastas.

Em trampolim individual, as iniciadas Femininas, Iris Simões (19ª), Mª Rita Fradique (21ª), Madalena Condeço (26ª), Eva Homem (82ª) alcançaram o 4º lugar por equipas. No escalão Juvenil Femininas, Matilde Paveia chegou ao 13º lugar. Nas juniores Inês Baltazar fica muito perto do pódio com o seu 4º lugar apenas a meio ponto do terceiro. E por fim, a Mariana Cunha trouxe uma medalha para Santarém, com o seu 3º lugar.

Na vertente sincronizada, Ema Silva/Mª Rita Fradique (iniciadas) conseguem o 17º lugar, e Iris Simões/Matilde Paveia (juvenis) alcançam mais uma medalha, trazendo a prata para Santarém.

O clube de escalabitano termina assim uma das épocas mais atípicas de todas, com cinco medalhas em nacionais e dois ginastas apurados para os campeonatos do mundo.

Leia também...

Sub-15 do Vitória de Santarém defrontaram Sporting CP no Pavilhão João Rocha

O último domingo, 12 de Dezembro, assinalou mais um momento especial na vida desportiva do Vitória Clube de Santarém: pela primeira vez, no âmbito…

Luís Arrais quer Federação de Ginástica a continuar a crescer

Luís Arrais quer continuar a fazer crescer a Federação de Ginástica de Portugal (FGP), após ter sido quinta-feira reeleito para um segundo mandato, até…

Governo prepara fundo de apoio extraordinário para o desporto

O Governo está a preparar um fundo de apoio extraordinário para ajudar o desporto a ultrapassar a crise provocada pela pandemia de covid-19. Numa…

União de Santarém apresenta-se aos adeptos frente aos Sub-23 do SL Benfica 

A União Desportiva de Santarém apresenta-se aos sócios e simpatizantes do clube este sábado, dia 2 de Agosto, às 20h00, no Campo Chã das…