O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, assumiu, na reunião de Câmara Municipal que decorreu ontem, dia 5 de Julho, no edifício-sede do Município, a intenção de construir um novo Centro de Saúde no concelho.
“A construção de um novo Centro de Saúde no concelho, é uma reivindicação que vamos levar à Ministra da Saúde, em reunião de trabalho que já solicitámos”, referiu o autarca.
O autarca informou que, em Março “inscrevemos um novo centro de saúde no Plano de Recuperação e Resiliência, como investimento em saúde, prioritário para o nosso concelho”.
Pedro Magalhães Ribeiro lembrou que o Centro de Saúde do Cartaxo foi inaugurado em Março de 1993, “é um equipamento com 24 anos, que serviu a saúde no nosso concelho durante quase um quarto de século. É um espaço que já não responde às necessidades dos 15 mil utentes ali inscritos, nem proporciona aos profissionais de saúde condições dignas para o exercício das suas funções. Dignificar a saúde pública e os seus profissionais, é dignificar a saúde pública e os nossos concidadãos”, defendeu o autarca.
Entre as reivindicações que Pedro Magalhães Ribeiro quer apresentar pessoalmente à Ministra da Saúde, estará também a requalificação do edifício que acolhe a Unidade de Saúde Familiar D. Sancho I, em Pontével, assim como, a sua extensão em Vale da Pedra.
Em 2018, a Câmara Municipal do Cartaxo e a Junta de Freguesia de Valada, juntaram esforços e assumiram as obras de requalificação da extensão de saúde de Valada.
“Um investimento superior a 36 mil euros, inteiramente pago pela Câmara Municipal”, afirmou Pedro Magalhães Ribeiro, que lembrou as declarações da então directora da ACES Lezíria, “esta foi a única maneira e a condição essencial para manter a Extensão de Saúde aberta”.
Junto da Ministra da Saúde, o presidente da Câmara Municipal, volta a reivindicar “condições dignas para os equipamentos que servem a saúde no concelho, a par do reforço do número de médicos de família no nosso concelho. Esta é uma luta que travamos diariamente e que vai continuar”, assegurou Pedro Magalhães Ribeiro, nas visitas que fez ao Centro de Saúde do Cartaxo e ao centro de saúde de Pontével, no mês de Junho.