O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, assumiu, na reunião de Câmara Municipal que decorreu ontem, dia 5 de Julho, no edifício-sede do Município, a intenção de construir um novo Centro de Saúde no concelho.

“A construção de um novo Centro de Saúde no concelho, é uma reivindicação que vamos levar à Ministra da Saúde, em reunião de trabalho que já solicitámos”, referiu o autarca.

O autarca informou que, em Março “inscrevemos um novo centro de saúde no Plano de Recuperação e Resiliência, como investimento em saúde, prioritário para o nosso concelho”.

Pedro Magalhães Ribeiro lembrou que o Centro de Saúde do Cartaxo foi inaugurado em Março de 1993, “é um equipamento com 24 anos, que serviu a saúde no nosso concelho durante quase um quarto de século. É um espaço que já não responde às necessidades dos 15 mil utentes ali inscritos, nem proporciona aos profissionais de saúde condições dignas para o exercício das suas funções. Dignificar a saúde pública e os seus profissionais, é dignificar a saúde pública e os nossos concidadãos”, defendeu o autarca.

Entre as reivindicações que Pedro Magalhães Ribeiro quer apresentar pessoalmente à Ministra da Saúde, estará também a requalificação do edifício que acolhe a Unidade de Saúde Familiar D. Sancho I, em Pontével, assim como, a sua extensão em Vale da Pedra.

Em 2018, a Câmara Municipal do Cartaxo e a Junta de Freguesia de Valada, juntaram esforços e assumiram as obras de requalificação da extensão de saúde de Valada.

“Um investimento superior a 36 mil euros, inteiramente pago pela Câmara Municipal”, afirmou Pedro Magalhães Ribeiro, que lembrou as declarações da então directora da ACES Lezíria, “esta foi a única maneira e a condição essencial para manter a Extensão de Saúde aberta”.

Junto da Ministra da Saúde, o presidente da Câmara Municipal, volta a reivindicar “condições dignas para os equipamentos que servem a saúde no concelho, a par do reforço do número de médicos de família no nosso concelho. Esta é uma luta que travamos diariamente e que vai continuar”, assegurou Pedro Magalhães Ribeiro, nas visitas que fez ao Centro de Saúde do Cartaxo e ao centro de saúde de Pontével, no mês de Junho.

Leia também...

Crianças da Chamusca recebem kit de saúde oral

O Município da Chamusca e a Farmácia da Terra ofereceram 368 kits de saúde oral (pasta de dentes, escova de dentes e copo) aos…

CHMT reforça equipa de especialistas de Neurologia e Medicina Interna

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) recebeu na manhã desta segunda-feira, 30 de Agosto, Telma Elias, especialista em Medicina…

ULS Médio Tejo investe em Serviço de Sangue de Abrantes

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) concluiu a primeira fase da requalificação do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Hospital de…

Profissionais do CHMT lideram Comissão Nacional de Cuidados Paliativos

Rui Silva, médico coordenador dos Cuidados Paliativos no Centro Hospitalar do Médio Tejo, foi nomeado presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos. Também a…