O Executivo Municipal da Câmara Municipal de Santarém aprovou por unanimidade, a cedência de um edifício da Antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC) para instalação definitiva da Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS).
João Teixeira Leite, Presidente do Município de Santarém refere que este “projecto para além de prioritário é sobretudo muito querido para o Município de Santarém. Conversámos com a direção da UTIS, com os alunos e com os professores, daquela que é a intenção de criarmos mais e melhores condições para este projecto que é magnífico, pelo respeito e pela consideração que temos por um projecto desta dimensão. O Executivo decidiu dar corpo a uma necessidade de intervenção, no edifício da Antiga Enfermaria da Antiga EPC, e o que queremos é passar da fase de estudo prévio que existe para o projeto de execução, de forma a que em breve, lançar o concurso público para a respetiva empreitada.”
O Presidente da Câmara Municipal de Santarém reafirmou que “quando as obras de requalificação do edifício estiverem concluídas, passam das instalações do Antigo Presídio para as instalações da Antiga EPC, num edifício emblemático e que tem condições ímpares, onde ali vai passar a funcionar um dos projectos mais bonitos que temos, no concelho de Santarém”.
Nuno Domingos, Vereador da Cultura na Câmara de Santarém, aproveitou a oportunidade para lembrar que “este é um projecto de intervenção social, pleno e permanente, onde professores e alunos se alternam nessa função, e isso é o mais bonito porque personifica a ideia de que cada um tem sempre alguma coisa para ensinar e muito para aprender. O facto, encontramos lá pessoas que são professores e alunos, ao mesmo tempo, é bastante gratificante”.