Foto de arquivo

Abrantes, Alcanena, Coruche, Mação, Santarém, Sardoal, Torres Novas e Entroncamento foram, mais uma vez, distinguidas como com as bandeiras verdes de “Autarquia Familiarmente Responsáveis”, por práticas efectivas de apoio às famílias.

No distrito de Santarém todas as autarquias que receberam o prémio já figuram na lista há mais de três anos consecutivos, recebendo assim o galardão da bandeira verde com palma. Santarém é o quarto distrito com mais autarquias premiadas. Coimbra lidera nos distritos com mais municípios premiados (15) e participantes (16) no inquérito do Observatório. O distrito de Lisboa está em segundo lugar, com 11 distinções, seguido de Aveiro (nove), Santarém (oito), Braga (sete) e Faro, Guarda e Porto, com seis municípios cada. Torres Novas é a única autarquia do distrito a ser premiada pelo 14º ano consecutivo, ou seja, desde a primeira edição do galardão. Angra do Heroísmo, Cantanhede, Torres Vedras, Vila de Rei e Vila Real são as restantes autarquias que somam as 14 distinções.

Os resultados foram conhecidos no início desta semana com a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas a indicar que o Observatório da Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) distinguiu 95 municípios do território nacional, através de dados que reportam a 2021.

As autarquias são avaliadas tendo em conta critérios como os apoios prestados à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação, transportes, habitação, saúde actividades culturais e desportivas ou a participação social.

A cerimónia de entrega dos galardões vai decorrer durante o mês de Janeiro, em Coimbra.

Leia também...

Crianças da ‘ZenKids Academia’ visitaram o Correio do Ribatejo

Um grupo de sete crianças do OTL – Ocupação de Tempos Livres…

Aldeia da Pereira em Constância perde apoios comunitários para saneamento básico

O prazo de acesso aos apoios comunitários para um investimento projectado na…

Jovem ferido em acidente

Um jovem de 22 anos ficou hoje ferido na sequência de um…

JMJ: Reitor de Fátima classifica Jornada como “afirmação da catolicidade”

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, classifica a Jornada…