Foto de arquivo

Abrantes, Alcanena, Coruche, Mação, Santarém, Sardoal, Torres Novas e Entroncamento foram, mais uma vez, distinguidas como com as bandeiras verdes de “Autarquia Familiarmente Responsáveis”, por práticas efectivas de apoio às famílias.

No distrito de Santarém todas as autarquias que receberam o prémio já figuram na lista há mais de três anos consecutivos, recebendo assim o galardão da bandeira verde com palma. Santarém é o quarto distrito com mais autarquias premiadas. Coimbra lidera nos distritos com mais municípios premiados (15) e participantes (16) no inquérito do Observatório. O distrito de Lisboa está em segundo lugar, com 11 distinções, seguido de Aveiro (nove), Santarém (oito), Braga (sete) e Faro, Guarda e Porto, com seis municípios cada. Torres Novas é a única autarquia do distrito a ser premiada pelo 14º ano consecutivo, ou seja, desde a primeira edição do galardão. Angra do Heroísmo, Cantanhede, Torres Vedras, Vila de Rei e Vila Real são as restantes autarquias que somam as 14 distinções.

Os resultados foram conhecidos no início desta semana com a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas a indicar que o Observatório da Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) distinguiu 95 municípios do território nacional, através de dados que reportam a 2021.

As autarquias são avaliadas tendo em conta critérios como os apoios prestados à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação, transportes, habitação, saúde actividades culturais e desportivas ou a participação social.

A cerimónia de entrega dos galardões vai decorrer durante o mês de Janeiro, em Coimbra.

Leia também...

Concelho de Santarém acertou contas mas rivais do PSD dizem que parou no tempo

Na corrida à Câmara de Santarém nas autárquicas deste ano, o social-democrata Ricardo Gonçalves chama a si os louros do saneamento financeiro de um…

Mação com risco máximo de incêndio

O concelho de Mação, no distrito de Santarém, apresenta hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).…

Indústrias suspeitas de provocar maus cheiros em Alcanena devem concluir alterações este mês

As indústrias de curtumes que utilizam processos químicos mais agressivos no tratamento das peles, suspeitos de estarem na origem dos maus cheiros que têm…

Tomar quer instalar Loja do Cidadão em imóvel cedido pelo Estado

O antigo Palácio de Alvaiázere, que o Estado transferiu para a Câmara de Tomar, vai ser requalificado para instalar uma Loja do Cidadão, indicou…