O GETAS vai levar à cena no próximo dia 19 de Novembro, pelas 21 horas, a peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, tendo como palco vários locais emblemáticos da Vila.   

Com encenação de José Ramalho, director artístico do Teatro Figura, a realização deste espectáculo procura a utilização do espaço urbano do núcleo histórico da Vila como espaço cénico, privilegiando a Praça da República com o Pelourinho e o painel de azulejos ilustrando uma obra de Gil Vicente como epicentro. A encenação assenta, desta forma, num programa de peregrinação pela Vila de Sardoal, fazendo decorrer o espectáculo em quatro locais: Praça da República, Cadeia Velha, Igreja da Misericórdia e Igreja Matriz.

O projecto artístico tem como objectivo central o uso de um texto clássico, cuja modernidade está presente nas dimensões sociológicas e psicológicas das personagens, corroboradas pela genialidade do texto e sua relação intemporal com o nosso quotidiano. Na perspetiva de trazer novos discursos estéticos, aportando novas linguagens, pretende-se provocar outros olhares, desafiando os públicos à descoberta do património, promovendo a sua valorização e a consciência da responsabilidade individual e colectiva da sua preservação.

A iniciativa insere-se no projecto “Caminhos Literários”, que resulta de uma candidatura conjunta apresentada pelos Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal ao Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020. O projecto, que explora os territórios ligados a António Botto, Camões e Gil Vicente, pretende disponibilizar o usufruto da arte em locais públicos e de acesso livre e trará a estes territórios vários espectáculos de música, artes visuais e cinema documental, entre outros

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.