A exposição de fotografia intitulada “Aquedutos de Portugal – Água e Património”, foi inaugurada no passado dia 27 de Setembro, na Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja, e ficará patente até ao próximo dia 25 de Outubro. Informa o município em comunicado.
Constituída por trabalhos do fotógrafo Pedro Inácio, a exposição “retrata a importância dos aquedutos, que é intemporal, e resulta de um levamento fotográfico do trabalho de inventário, iniciado em 2007”, revela o município.
Ao todo são 21 as fotografias selecionadas, “onde é possível evidenciar alguns dos aquedutos mais carismáticos localizados em Portugal”, nomeadamente o Aqueduto do Alviela, que atravessa o Concelho de Azambuja, numa extensão de vários quilómetros, passando pela União de Freguesias de Manique do Intendente, Maçussa e Vila Nova de São Pedro, e pela freguesia de Alcoentre.
A preservação, valorização e divulgação dos aquedutos históricos, “assume o maior interesse para o conhecimento destes monumentos, constituídos um caso de estudo muito singular no domínio do Património Cultural da Água”, sublinha.
A presente exposição conta com o apoio do Museu Municipal de Azambuja, do Museu da Água e da EPAL – Grupo Águas de Portugal.