Azambuja está, uma vez mais, na rota do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. Sábado, dia 16 de Junho, é o dia em que as embarcações irão aportar em Azambuja. A chegada da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros à Vala do Esteiro, junto à vila, está programada para as 17h30. De seguida, na entrada poente junto à rotunda da Praça de Toiros, formar-se-á o cortejo religioso que fará o percurso em direcção à Praça do Município. Pelas 19h00, na Igreja Matriz, será celebrada a eucaristia em honra da protetora dos avieiros. Após a missa, será realizado novo cortejo – no percurso inverso – e a despedida da imagem da padroeira.

A participação de Azambuja neste cruzeiro é organizada pela Câmara Municipal, pela Paróquia de N. Sra. da Assunção e pela comunidade avieira da aldeia do Porto da Palha; e cota com o apoio da Junta de Freguesia de Azambuja e das várias associações e colectividades da vila.

Neste ano 2018, cumpre-se a sexta descida do maior rio da Península Ibérica que é uma verdadeira procissão fluvial em que as comunidades ribeirinhas expressam toda a devoção que nutrem pela sua padroeira – Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo.

O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo é uma iniciativa da Confraria Ibérica do Tejo e esta sexta edição, que teve a partida no passado dia 31 de Maio em Malpica do Tejo – Castelo Branco, terminará no próximo dia 24 de Junho na marina de Oeiras.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…