Azambuja está, uma vez mais, na rota do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. Sábado, dia 16 de Junho, é o dia em que as embarcações irão aportar em Azambuja. A chegada da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros à Vala do Esteiro, junto à vila, está programada para as 17h30. De seguida, na entrada poente junto à rotunda da Praça de Toiros, formar-se-á o cortejo religioso que fará o percurso em direcção à Praça do Município. Pelas 19h00, na Igreja Matriz, será celebrada a eucaristia em honra da protetora dos avieiros. Após a missa, será realizado novo cortejo – no percurso inverso – e a despedida da imagem da padroeira.

A participação de Azambuja neste cruzeiro é organizada pela Câmara Municipal, pela Paróquia de N. Sra. da Assunção e pela comunidade avieira da aldeia do Porto da Palha; e cota com o apoio da Junta de Freguesia de Azambuja e das várias associações e colectividades da vila.

Neste ano 2018, cumpre-se a sexta descida do maior rio da Península Ibérica que é uma verdadeira procissão fluvial em que as comunidades ribeirinhas expressam toda a devoção que nutrem pela sua padroeira – Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo.

O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo é uma iniciativa da Confraria Ibérica do Tejo e esta sexta edição, que teve a partida no passado dia 31 de Maio em Malpica do Tejo – Castelo Branco, terminará no próximo dia 24 de Junho na marina de Oeiras.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…