Melhor Ideia de Negócio do EmpreEscola vence Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro

Em Abril, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém deu a conhecer, numa cerimónia no Entroncamento, as melhores ideias de negócio do Médio Tejo, no âmbito do EmpreEscola – Vive o Empreendedorismo. A ideia de negócio vencedora – um projecto de biocouro, desenvolvido pela Escola Secundária de Alcanena – acaba de se sagrar vencedora no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro.

Eucalygrape Leather, foi assim a Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo no âmbito do EmpreEscola e é agora a vencedora no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

O projecto que convenceu o júri de ambos os concursos, visa a produção de um couro antialergénico a partir de bagaço de uva e extratos de eucalipto, de modo a reduzir a utilização de químicos nocivos à saúde humana. Incorpora assim o conceito de bioeconomia, uma vez que se trata, objectivamente, da produção de um biocouro totalmente inovador, economicamente viável e ambientalmente sustentável.

Foi no dia 7 de Junho que a CCDR promoveu a quinta edição do “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas”, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, de onde saiu vencedora a Escola Secundária de Alcanena com o seu Eucalygrape Leather. De facto, esta já não é a primeira vez que uma ideia do EmpreEscola / Médio Tejo vence este concurso, uma vez que já em 2014 a Melhor Ideia de Negócio do projecto dinamizado pela NERSANT – Showerbag, da Escola Profissional de Ourém – foi também a melhor ideia do concurso da CCDR.

O júri foi composto por representantes de entidades públicas e privadas regionais, com reconhecido mérito na área empresarial e promoção do empreendedorismo na região. Foi tido em consideração o grau de inovação, a exequibilidade, o impacte para o território, a estruturação e o desenvolvimento de cada ideia de negócio apresentada. Nesta edição, o júri foi formado por Anabela Dinis (Pró-reitora da UBI), António Correia (ex-Presidente da Câmara Municipal de Peniche), Manuel Assunção (ex-Reitor da Universidade de Aveiro) e José Pedro Moura (Empresário Book in Loop).

Competiram no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro, oito ideias de negócio que representam cada uma das Comunidades Intermunicipais da Região Centro. O projecto Eucalygrape Leather concorreu pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, no âmbito da dinamização do EmpreEscola – Vive o Empreendedorismo, que contou com a NERSANT para a implementação do projecto.

2.º prémio da FCT-Nova Challenge

Os finalistas do concurso FCT NOVA Challenge foram conhecidos na cerimónia de entrega de prémios no dia 8 de Junho, pelas 14h00, no Grande Auditório da FCT NOVA (Campus de Caparica). O projecto Eucalygrape Leather arrecadou o 2.º prémio, no total de 5 mil euros.

De referir que o FCT-Nova Challenge tem como objectivo promover nos jovens estudantes do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário o interesse pelo conhecimento científico, proporcionar a interação entre os jovens e investigadores, bem como estimular o aparecimento de talentos na área das Ciências, Tecnologias e Engenharia. Pretende-se ainda fomentar entre os jovens um espírito competitivo são, o trabalho em equipa e a sua criatividade através da realização de projectos/trabalhos científicos inovadores.

info, , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS