O Município de Azambuja informa que o Complexo de Piscinas que serve o concelho vai reabrir, em pleno funcionamento, no dia 31 de Outubro. Recorde-se que a autarquia tomou a decisão de encerrar a infraestrutura, no passado dia 09, na sequência da detecção da presença da bactéria Legionella em alguns chuveiros de balneários com baixo volume de utilização.

Apesar do problema ter sido identificado de forma circunscrita, mas visto tratar-se de uma situação delicada de potencial risco para a saúde pública, o município optou pela medida mais grave, fechando o complexo à utilização do público.

Neste momento estão reunidas as condições para anunciar a reabertura de todo o complexo no próximo dia 31 de Outubro. Esta decisão é assumida em função dos resultados negativos da existência de Legionella revelados pelas últimas análises realizadas aos diversos sistemas do equipamento.

A autarquia reafirma que sempre seguiu as indicações do manual de boas práticas “Prevenção da doença dos legionários em balneários”, promovendo de imediato, com recurso a uma empresa da especialidade, as operações de desinfeção térmica e química exigidas pela situação. Além disso, não hesitou em realizar igualmente essa desinfeção preventiva nas instalações do pavilhão e estádio municipais, bem como nas escolas com balneários e torres de arrefecimento de sistemas de ar condicionado.

Refira-se, também, que a reabertura só ocorrerá a 31 de Outubro aproveitando estes dias para se proceder à reparação de uma das caleiras da piscina, cujos trabalhos mais o reenchimento da dita caleira e a afinação da água à temperatura regulamentar necessitam deste período.

Por fim, e decorrente do alerta lançado aos utilizadores nos quinze dias anteriores ao encerramento, o Município de Azambuja pode divulgar que felizmente não foi identificada nenhuma pessoa com sintomas que pudessem ser associados à doença dos legionários, o que constitui, efectivamente, a melhor notícia a divulgar.

Leia também...

Crédito para obras: como pedir e quais as suas vantagens?

No vasto horizonte de produtos financeiros existentes no mercado, existe um em…

Município de Santarém transfere 117 mil euros para Juntas de Freguesia

No âmbito da “Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro”, que estabelece…
Imagem ilustrativa

Dois feridos, um deles grave, em atropelamento seguido de fuga

Um atropelamento seguido de fuga provocou esta quinta-feira, 20 de Junho, dois…

Municípios da Lezíria do Tejo com medidas para poupar água e luz

 A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) aprovou um conjunto de…