Santarém recebe na noite de sexta-feira, 16 de agosto, a partir das 21h45, no Largo do Seminário, a visita da Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical da Gansaria (SFICMG), que desta vez se faz acompanhar pelo conhecido cantor FF.

A banda filarmónica, que tem dois discos editados e cerca de 50 elementos activos, nos diversos instrumentos de sopro e percussão, vai ser acompanhada em palco pela voz do convidado, FF.

Localizada no norte do concelho de Santarém, a SFICMG foi fundada em dezembro de 1980, a partir da ideia de alguns músicos da terra que tocavam nas Bandas vizinhas de Alcanede e Xartinho, e que se reuniam na madrugada do primeiro dia de dezembro para tocarem o Hino da Restauração como era, e ainda hoje continua a ser uma tradição.

A actividade regular do grupo divide-se pela Banda Filarmónica, pilar principal da instituição; a Escola da Música, com cerca de 30 alunos provenientes da comunidade local e limítrofe, maioritariamente entre os 8 e os 16 anos, que têm a sua iniciação nas vertentes de Formação Musical, Instrumento e Classe de Conjunto; e o Coro da Filarmónica, recentemente criado com cerca de 20 elementos.

O cantor FF nasceu em Lisboa, em 1987, e teve aos 11 anos o primeiro contacto com os palcos, participando no concurso televisivo ‘Bravo Bravíssimo’, do qual saiu vencedor com o fado ‘Gaivota’, representando Portugal em Itália. Iniciou a formação a partir desse momento com aulas de piano e canto na Academia de Música de Évora, tirando mais tarde o Curso Básico de Instrumento na Escola Profissional de Música de Évora. Aos 13 anos sobe ao palco do Centro Cultural de Belém com o musical ‘Um Sonho Mágico’.

Leia também...

Mia Couto nos 85 anos da Biblioteca-Museu

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, realiza, no dia 17, às 21:00, a sessão “Literatura e Ecologia, modos de ler o…

Concelhos do Médio Tejo prontos para acolher cerca de 150 refugiados da Ucrânia

Numa primeira fase.

Falha no abastecimento de água em Torres Novas

A AR-ÁGUAS DO RIBATEJO EIM, S.A informa que devido a situações imprevistas na preparação dos trabalhos na conduta de adução da EPAL que abastece…

Tancos: Marcelo espera conclusões da investigação dentro “de dias ou de semanas”

O Presidente da República declarou hoje ter “uma forte esperança” de que as conclusões da investigação criminal ao desaparecimento de material militar de Tancos…