A Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria (S.F.I.C.M.G.) conquistou o primeiro lugar da segunda secção no VIII Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, sob a direção do maestro Luís Leite, promovido pelo Município de Braga, entre os dias 26 e 27 de novembro.
O concurso teve lugar no Espaço Vita, um dos mais importantes certames do género em Portugal, onde saiu vencedora a segunda secção da S.F.I.C.M. de Gansaria, da freguesia de Gançaria, concelho e distrito de Santarém.
O concurso atribui às bandas cuja pontuação foi acima dos oitenta e cinco pontos, o prémio de S. João de Braga, correspondente a contratos no valor de quatro mil euros, para atuar nas festas da cidade no dia 23 de junho de 2023.
Com o objetivo de divulgar o trabalho realizado pelas bandas enquanto centros de ensino de música e reforçar a importância que estas têm no desenvolvimento cultural das regiões, na edição deste ano, concorreram oito bandas, divididas por duas secções, oriundas de vários pontos do país.
O júri foi composto por figuras de prestígio no meio musical nacional, nomeadamente pelos maestros Fernando Marinho, Javier Viceiro-Filgueira, Maxime Aulio, António Saiote e o compositor Samuel Pascoal, autor da peça obrigatória para a segunda secção.