A Barbie juntou-se à cientista e investigadora Elvira Fortunato para a criação de um programa que visa combater a desigualdade e influenciar positivamente as mulheres do futuro.

O programa “Meninas na Ciência powered by Barbie”, criado no âmbito do Dream Gap, dá a oportunidade a uma estudante do ensino secundário de receber uma bolsa de estudo, no valor de 3000 euros, para ingressar em qualquer curso de Ciências e/ou Tecnologias Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
“Muito embora já exista uma paridade entre homens e mulheres na área da investigação científica, quando falamos de cargos de topo verificamos ainda alguma descriminação. As melhores oportunidades científicas continuam a ser oferecidas, maioritariamente, a indivíduos do sexo masculino”, afirma Elvira Fortunato, a ‘mãe’ do transístor de papel, que tem raízes familiares em Alcanena.

Para participar no concurso, as alunas que frequentarem o 12.º ano de escolaridade em Portugal terão de desenvolver um projecto de inovação e criatividade que as ajude a responder à questão “De que forma poderias mudar o mundo através da Ciência?”. O projecto deverá ser enviado via e-mail até dia 30 de Junho.

Posteriormente, todas as candidaturas serão um painel de jurados que irá apurar as 10 finalistas. No dia 5 de Julho, as alunas serão convidadas a apresentar a sua ideia ao júri, que as avaliará mediante a criatividade e exequibilidade da proposta. A grande vencedora será anunciada no dia 20 de Setembro.

“A verdade é que, ao apoiarmos estas jovens adultas que sonham com uma carreira profissional no mundo da ciência, estamos também a inspirar toda uma geração de meninas a acreditar nas suas competências e a explorar ao máximo o seu potencial”, refere Celine Ricaud Soto, directora de Marketing & Digital para Mattel Espanha e Portugal.

A Barbie refere que identificou a existência de um período crítico, entre as idades dos cinco aos sete anos, no qual as meninas acreditam que são menos inteligentes e capacitadas do que os meninos, perdendo assim a confiança nas suas competências. Para o combater essa questão, lançou o “Dream Gap Project”, fornecendo-lhes os recursos para que acreditem no seu potencial.

Leia também...

Escola Superior de Desporto e Escola Superior de Gestão vencem Desfile Académico

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior – ESDRM  e Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém são as vencedoras ex-aequo do…

Núcleo da Liga dos Combatentes celebrou aniversário em Rio Maior

O Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes celebrou, na manhã de ontem, mais um aniversário, com a tradicional Homenagem aos Combatentes no…

Atleta de Almeirim vai pedalar de Quito a Ushuaia em nova “aventura solidária”

 O atleta almeirinense Pedro Bento parte no próximo dia 23 do Equador para pedalar cerca de 10.500 quilómetros até Ushuaia (Argentina), extremo sul da…

Mulher que atropelou cinco peregrinos em Alcanena condenada a 5 anos e 6 meses de prisão

A mulher acusada de ter atropelado cinco peregrinos, um deles mortalmente, em maio de 2018, em Moitas Vendas, Alcanena, foi hoje condenada a uma…