O Barco Varino “Vala Real” está de regresso às águas do Tejo, para passeios à descoberta do património natural e cultural da região, estando disponível ao público no ano 2021.
Face à situação de pandemia que se atravessa, devido ao COVID-19, o Município de Azambuja decidiu que com o regresso do barco, a restante época de 2020 será para realizar acções de promoção e preparar as rotas pelo Tejo. Assim, regressará em pleno no ano 2021, ao dispor de todos os que queiram conhecer o encanto destas paisagens e a vida das espécies aqui existentes.
Recorde-se, que o barco varino “Vala Real” foi alvo de recuperação, devido ao seu estado de degradação avançado, através de uma candidatura a fundos comunitários, aprovada no valor de 120.540,00 €. Esta candidatura teve por objectivo recuperar a embarcação e, com ela, retomar a realização de viagens turísticas pelas águas da Vala Real e do Rio Tejo, que levam à descoberta do património natural e cultural desta região.
Este passeio fluvial, numa embarcação típica, assume um papel diferenciador constituindo um património de excelência. É composto por uma rota que assenta na observação dos mouchões que são pequenas ilhas que emergem das águas do Rio Tejo, repletas de vegetação, onde se pode observar as águias, as garças, os patos bravos, os corvos marinhos e outras espécies que encontram aqui as condições perfeitas para o seu habitat.
Assim, em 2021, terá início, uma nova temporada do passeio fluvial – Rota dos Mouchões – permitindo uma experiência “única e inesquecível”, refere a autarquia em nota enviada à comunicação social.