Vitória Clube de Santarém comemora 25 anos de existência

O Vitória Clube de Santarém comemora, hoje, 11 de Agosto, os primeiros 25 anos desde que o seu nome se pôde escutar pela primeira vez, quando, em 1995, nas ruas do pequeno bairro do Alto do Bexiga, começou a ser sonhado e projectado por um grupo de crianças escalabitanas.

Na altura, estes jovens decidiram proceder ao registo estatístico de todos os jogos que promoviam com os rivais da rua abaixo e demais adversários, em torneios escolares e regionais, desenvolvendo um sentimento de paixão e de mística por um clube virtual, que, dez anos mais tarde, em 2005, finalmente reuniu condições de se apresentar oficialmente ao concelho de Santarém.

Em 2020, comemoram-se, portanto, os primeiros 15 anos desde a fundação oficial de um clube cuja modalidade-rainha é o futsal, mas que se alarga já a diversas modalidades, e afigura-se incrível verificar que, em apenas década e meia, a genuína ambição juvenil que o originou foi crescendo sustentada e exponencialmente, e o imberbe sonho vitoriano deu lugar a uma impensável e colossal realidade, com o Vitória Clube de Santarém a poder orgulhar-se de ocupar, hoje, uma posição de relevo enquanto escola de formação de crianças e jovens, com o devido reconhecimento ao nível nacional e até internacional.

PUBLICIDADE

Uma marca reconhecidamente no topo do futsal nacional

A atestar a fulgurante expansão e o notável sucesso que vem marcando esta impressionante aventura, está o extenso rol de conquistas e honrarias já acumuladas neste período, sendo disso exemplo cabal o recente estatuto granjeado enquanto um dos únicos quatro clubes do País actualmente reconhecidos pela Federação Portuguesa de Futebol como Entidades Formadoras Certificadas de Futsal Masculino e Feminino. Com o brilho especial de o Vitória Clube de Santarém ser o 5.º melhor clube em todo o País no âmbito desse processo de Certificação da FPF, obtendo a classificação de 4 estrelas.

A qualidade da academia vitoriana vem merecendo a confiança de cada vez mais encarregados de educação na hora de escolher uma modalidade para os seus filhos, e o pequeno grupo de crianças que começou a brincar com a bola em 1995 deu lugar, hoje, ao  2.º maior clube do País em número de atletas de futsal federados, contando já com 215 praticantes na modalidade e 20 equipas em actividade, correspondentes a todos os escalões etários lúdicos e competitivos, de ambos os géneros: petizes (nascidos em 2014, 2015 e 2016), traquinas (2012 e 2013), benjamins (2010 e 2011), infantis masculinos e femininos (2008 e 2009), iniciados (2006 e 2007), juvenis masculinos e femininos (2005 e 2005), juniores masculinos e femininos (2002 e 2003), seniores masculinos e femininos e veteranos.

Nas últimas temporadas, a convocatória de quatro atletas para Seleções Nacionais assume-se igualmente como outro marco histórico na vida do clube, contando-se ainda mais de 50 convocatórias de atletas para representar a AF Santarém nas diversas Seleções Distritais.

Porém, um dos pontos altos da projecção da actividade do clube é, indubitavelmente, a organização daquele que é reconhecidamente o maior torneio de futsal de formação do País, o Vitória Futsal Cup Masters, que, em 2021, durante 6 dias, movimentará mais de 1500 atletas correspondentes a 100 equipas provenientes de todos os 22 distritos de Portugal Continental e Ilhas, além de representantes internacionais.

48 títulos já conquistados no futsal

A bandeira do distrito e do concelho de Santarém tem sido, de resto, orgulhosamente transportada pelos vitorianos pelos maiores palcos nacionais, sendo o Vitória Clube de Santarém o maior representante do distrito nas provas de âmbito nacional nos últimos anos, registando-se 26 participações nas diversas provas organizadas pela FPF. Em 2020/21, destacam-se as participações dos escalões de Iniciados e Juniores Femininos nos respectivos Campeonatos Nacionais.

Arrancando a sua actividade oficial no futsal apenas com uma equipa sénior masculina, em 2005/06, o clube acabaria por ser pioneiro na cidade Santarém ao nível do futsal feminino (2007) e do futsal de formação (2009), tendo conquistado o seu primeiro Campeonato Distrital em 2011/12, no escalão de benjamins.

Desde então que o Vitória Clube de Santarém engrossou já o seu palmarés em 48 (!) títulos oficiais, nos diversos escalões etários, preparando-se para apresentar agora uma ambiciosa e competitiva equipa sénior, composta quase exclusivamente por atletas que têm cumprido a sua formação nas camadas jovens do clube.

Das ruas para o Mundo

Recentemente, foi notícia a transferência do jovem atleta vitoriano Bernardo Bernardino para o tetrcampeão polaco de futsal, que disputará a Champions League da modalidade, mas o nome do emblema azul e branco tem-se projectado já, nos últimos anos, para outros continentes.

Das ruas do Alto do Bexiga, o Vitória Clube de Santarém ruma agora às de Abidjan e de Bissau, com o clube a firmar já parcerias com colégios da Costa do Marfim e da Guiné, com o objectivo de apoiar as crianças destas nações e ajudar a desenvolver o futsal em território africano, tendo enviado já materiais como equipamentos, bolas ou calçado próprio, e preparando-se para acolher estagiários provenientes dessas latitudes.

O clube tem denotado, neste âmbito, uma forte intervenção ao nível social, disponibilizando apoio a crianças institucionalizadas do concelho, de forma a possibilitar-lhes a saudável prática desportiva.

Progressivo ecletismo na Rua António Pardelhas

A conquista recente da nova sede social do clube, atribuída pela Câmara Municipal de Santarém na sequência de todo o trabalho evidenciado, tem possibilitado também ao Vitória uma aposta firme num progressivo ecletismo, aproveitando todas as valências de um espaço de excelência.

Com o jiu-jitsu em fulgurante desenvolvimento, o clube dinamiza ainda xadrez, teqball, taekwondo, boxe, pilates e outras aulas de grupo, além de se encontrar filiado na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Tudo modalidades que dão vida, diariamente, à Rua António Pardelhas, imortalizada com o nome do histórico presidente e sócio n.º 1 do Vitória Clube de Santarém, num dado que é bem revelador da dimensão e magnitude da obra que tem sido erguida pelo clube.

Uma época muito especial rumo ao futuro

Segundo a direcção vitoriana, a época de 2010/21, assim a delicada situação actual o possibilite, promete ser recheada de inúmeros momentos e eventos especiais, alusivos à comemoração dos primeiros 25 anos de existência do clube, podendo os sócios e simpatizantes esperar diversas surpresas ao longo dos próximos 365 dias.

E, projectando o futuro, o presidente António Pardelhas remata: “Toda esta evolução e conquistas à partida impensáveis há 25 anos só vêm sendo possíveis pela paixão, humildade, dedicação, perseverança e espírito de superação dos elementos do clube, que, a título gracioso, desenvolvem um esmagador trabalho diário para materializar todos estes sonhos. Esperamos que a cidade possa olhar para este trabalho, valorizá-lo cada vez mais, de forma que consigamos garantir apoios efectivos e suficientes para acompanhar tamanho crescimento”.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS