O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda a criação de um plano nacional de controlo da espécie invasora jacinto-de-água, afirmou o partido em comunicado.

A distrital de Santarém do BE afirma que “esta medida legislativa foi apresentada considerando os graves problemas” existentes no distrito com esta espécie invasora, “mas também um pouco por todo o país”.

O partido defende a aquisição de maquinaria, que “possa estar disponível para intervenções de remoção da espécie em várias massas de água”, e a definição de “áreas prioritárias de intervenção”, nomeadamente quando o desenvolvimento da espécie ameace “provocar o colapso do ecossistema” em causa.

Considera ainda ser necessário realizar “uma campanha de sensibilização para que a população esteja completamente informada dos riscos colocados pela planta à biodiversidade e aos ecossistemas e que a mesma não pode ser utilizada como planta ornamental”.

Leia também...

Jovens vitorianas vencem Sporting CP

A jovem equipa vitoriana de juvenis femininos brilhou a grande altura, no último domingo, na margem sul do Tejo, no Samouco, ao conquistar o…

Subsídio de desemprego alargado a vítimas de violência doméstica

O plenário da Assembleia da República confirmou hoje a aprovação da proposta do Livre de alteração ao Orçamento do Estado de 2022 para alargar…

Misericórdia de Alcanede celebra 418 anos com inauguração de exposição fotográfica

Para assinalar o 418º aniversário da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, foi inaugurada no passado domingo, 29 de Maio, a exposição…

Startup Santarém com maior ocupação de sempre

Dois anos e meio após a ampliação, a Startup Santarém, incubadora de empresas gerida pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, regista…