O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda a criação de um plano nacional de controlo da espécie invasora jacinto-de-água, afirmou o partido em comunicado.

A distrital de Santarém do BE afirma que “esta medida legislativa foi apresentada considerando os graves problemas” existentes no distrito com esta espécie invasora, “mas também um pouco por todo o país”.

O partido defende a aquisição de maquinaria, que “possa estar disponível para intervenções de remoção da espécie em várias massas de água”, e a definição de “áreas prioritárias de intervenção”, nomeadamente quando o desenvolvimento da espécie ameace “provocar o colapso do ecossistema” em causa.

Considera ainda ser necessário realizar “uma campanha de sensibilização para que a população esteja completamente informada dos riscos colocados pela planta à biodiversidade e aos ecossistemas e que a mesma não pode ser utilizada como planta ornamental”.

Leia também...

Desafios da Economia Circular e da Indústria 4.0 debatem-se em Ourém

A Economia Circular e a Indústria 4.0 já não são conceitos futuristas, são hoje uma realidade que começa a ter efeitos nos indicadores operacionais…

CROAS faz balanço do ano de 2023

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Santarém (CROAS), durante o ano de 2023, registou a entrada de 196 canídeos através de acções…

“Onde andam os medicamentos dos Portugueses?”

Cada vez é mais comum não se conseguir dispensar à primeira as receitas que se trazem do médico. O problema não é novo, mas…

Material de campanha do BE vandalizado em Salvaterra de Magos

O Bloco de Esquerda (BE) de Santarém lamentou a vandalização do seu material de campanha durante a madrugada de ontem em Salvaterra de Magos,…