O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda a criação de um plano nacional de controlo da espécie invasora jacinto-de-água, afirmou o partido em comunicado.

A distrital de Santarém do BE afirma que “esta medida legislativa foi apresentada considerando os graves problemas” existentes no distrito com esta espécie invasora, “mas também um pouco por todo o país”.

O partido defende a aquisição de maquinaria, que “possa estar disponível para intervenções de remoção da espécie em várias massas de água”, e a definição de “áreas prioritárias de intervenção”, nomeadamente quando o desenvolvimento da espécie ameace “provocar o colapso do ecossistema” em causa.

Considera ainda ser necessário realizar “uma campanha de sensibilização para que a população esteja completamente informada dos riscos colocados pela planta à biodiversidade e aos ecossistemas e que a mesma não pode ser utilizada como planta ornamental”.

Leia também...

Cartaxo recebe comunidade escolar

Recepção à Comunidade Escolar conta com entrega de diplomas e medalhas aos profissionais do ensino que completam 25 anos de carreira no concelho do…

Abrantes cria aplicação com “botão de pânico” para alertas de violência doméstica

A Câmara de Abrantes criou uma aplicação para telemóvel que inclui um “botão de pânico” para alertar para crimes de violência doméstica, no âmbito…

Santarém aprova segundo programa para ajudar famílias a regularizar dívidas de arrendamento

A Câmara de Santarém aprovou o II Programa Excecional de Redução do Endividamento (PEREMS II), destinado a apoiar as famílias arrendatárias e ex-arrendatárias na…

Não façam do novo Mercado Municipal um “Café Central”

O que têm em comum o “Café Central” e o Mercado Municipal? São ambos espaços emblemáticos de Santarém. Quase todas cidades deste país têm…