O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda a criação de um plano nacional de controlo da espécie invasora jacinto-de-água, afirmou o partido em comunicado.

A distrital de Santarém do BE afirma que “esta medida legislativa foi apresentada considerando os graves problemas” existentes no distrito com esta espécie invasora, “mas também um pouco por todo o país”.

O partido defende a aquisição de maquinaria, que “possa estar disponível para intervenções de remoção da espécie em várias massas de água”, e a definição de “áreas prioritárias de intervenção”, nomeadamente quando o desenvolvimento da espécie ameace “provocar o colapso do ecossistema” em causa.

Considera ainda ser necessário realizar “uma campanha de sensibilização para que a população esteja completamente informada dos riscos colocados pela planta à biodiversidade e aos ecossistemas e que a mesma não pode ser utilizada como planta ornamental”.

Leia também...

Governo anuncia novas ferramentas de integração para as pessoas ciganas em Tomar

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, esteve na tarde de segunda-feira, 24 de Junho, em Tomar, no âmbito…

Memórias do engraxador Vítor Tomé reunidas em livro

O livro, ‘O último engraxador de Santarém – memórias de Vítor Tomé’, foi ontem, quinta-feira, 23 de Maio, apresentado ao público no histórico Café…

Grupo de Dadores de Sangue da Casa do Povo de Póvoa e Achete assinala 25 Anos de actividade

A cerimónia do 25º aniversário do Grupo de Dadores de Sangue da Casa do Povo de Póvoa e Achete realizou-se no domingo, 19 de…

Câmara de Santarém absolvida de pagamento de dívida à Região de Turismo de Lisboa

A Câmara Municipal de Santarém foi absolvida de todos os pedidos formulados pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, num processo que…