O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda a criação de um plano nacional de controlo da espécie invasora jacinto-de-água, afirmou o partido em comunicado.

A distrital de Santarém do BE afirma que “esta medida legislativa foi apresentada considerando os graves problemas” existentes no distrito com esta espécie invasora, “mas também um pouco por todo o país”.

O partido defende a aquisição de maquinaria, que “possa estar disponível para intervenções de remoção da espécie em várias massas de água”, e a definição de “áreas prioritárias de intervenção”, nomeadamente quando o desenvolvimento da espécie ameace “provocar o colapso do ecossistema” em causa.

Considera ainda ser necessário realizar “uma campanha de sensibilização para que a população esteja completamente informada dos riscos colocados pela planta à biodiversidade e aos ecossistemas e que a mesma não pode ser utilizada como planta ornamental”.

Leia também...

Rosinha nas Festas da Raposa

Como não há Santos Populares sem música pimba a autora de “Eu levo no pacote” subiu ao palco no domingo, dia 12, às 22:30…

Quatro dias de festa dão palco à tradição, à cultura e às empresas

Em ambiente de festa, a Feira de Todos os Santos volta a ser ponto de encontro para famílias e amigos, lugar onde se cruzam…

Homenageados atletas de Rio Maior para servirem de inspiração

A Câmara Municipal de Rio Maior distinguiu na quarta-feira 19 representantes olímpicos e paralímpicos do concelho, com a inauguração do “passeio das estrelas” junto…

Temperaturas sobem no fim-de-semana 

Treze concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio, que vai manter-se elevado nos próximos…