Um bebé, do sexo feminino, nasceu na madrugada da passada segunda-feira, por volta da 1h12, junto ao Bairro do Girão, em Santarém, no interior de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Santarém.
Os Voluntários foram accionados, através do INEM, para um possível trabalho de parto no local, por volta da meia-noite e cinquenta.
“A senhora já se encontrava à porta do prédio, à nossa espera. Fizemos a avaliação já dentro da ambulância e quando íamos passar os dados para o INEM, para saber o hospital de destino para encaminhar a grávida, foi quando se deu o parto”, revela fonte dos Bombeiros Voluntários de Santarém.
Segundo a mesma fonte, a ambulância já estava em contacto com o INEM, que ficou a acompanhar o trabalho de parto pelo telefone, efectuado pelos bombeiros.
Posteriormente, foi enviada uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) para fazer a avaliação da mãe e da criança. Após a avaliação da VMER, os bombeiros receberam ordens para encaminharem mãe e filha para o Hospital Distrital de Santarém (HDS).
Ainda de acordo com a fonte, tanto a mãe, como a criança, encontram-se estáveis e a recuperar.
Esta já não é a primeira ocorrência do género, com um outro caso a remontar ao dia dois de Setembro, quando uma grávida de Santarém entrou em trabalho de parto a caminho do Hospital das Caldas da Rainha. Ocorrências essas que se devem ao encerramento das urgências de obstetrícia e ginecologia dos hospitais.
“Estes constrangimentos hospitalares acabam sempre por dificultar um pouco esta gestão, pelo tempo que a ambulância demora a ir e a voltar”, admitem os bombeiros.