Foto ilustrativa

O presidente da Câmara de Benavente declarou situação de alerta, no dia em que foi conhecido o primeiro caso confirmado de infecção pelo novo coronavírus no concelho, e acciona terça-feira o Plano Municipal de Emergência.

Numa nota publicada na página do município, Carlos Coutinho afirma que a delegada de saúde local confirmou na segunda-feira, 16 de Março, um caso de infecção pelo Covid-19, uma pessoa que está em internamento domiciliário com isolamento social, “não tendo tido contacto anterior com residentes do município”.

O autarca considera que a declaração de situação de alerta feita sexta-feira pelo Governo para todo o território nacional “só é viável com maior detalhe e adaptação à realidade municipal” das medidas que foram determinadas.

Assim, determinou a activação do Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil a partir das 09h00 de terça-feira, com o posto de comando municipal instalado no Serviço Municipal de Proteção Civil e “informação diária à população” às 09h30, 12h30 e 18h30, através de vários meios de comunicação.

Por outro lado, proibiu a realização de actividades públicas e privadas sociais, culturais, recreativas, desportivas e religiosas que envolvam mais de 20 pessoas, bem como a utilização de esplanadas dos estabelecimentos de restauração e bebidas, públicos e privados.

Decretou ainda a proibição de utilização de parques infantis e geriátricos e jardins com equipamentos lúdico-desportivos, ringues desportivos e similares a céu aberto.

O comunicado alerta que a desobediência às entidades competentes e a recusa do cumprimento obrigatório do determinado será sancionada com penas que serão agravadas em um terço nos seus valores mínimo e máximo.

Leia também...

Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Santarém activado

O Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Santarém foi activado…

Santarém com novos nomes de rua em Dia de São José

As Festas de São de José foram inauguradas na passada sexta-feira, 15…

Médio Tejo quer explicações do Governo sobre descentralização

Os municípios do Médio Tejo pediram à ministra da Modernização do Estado…

Torres Novas rejeita três novas competências

O município de Torres Novas (Santarém) rejeitou receber da administração central as…