A BIA – Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz” está a celebrar os seus 10 anos de existência ao serviço da cultura no concelho de Abrantes e ganhou uma imagem nova.

Entrou em funcionamento no dia 2 de Maio de 2013 e desde então, esta biblioteca itinerante leva a cultura e a informação às populações rurais, quebrando, também, o isolamento a que muitas das pessoas do concelho estão sujeitas.

Constitui um serviço básico para as populações que vivem, principalmente, em localidades dispersas e de pequenas dimensões, minimizando as suas dificuldades de acesso à informação de qualidade, proporcionada pelos livros e por outros recursos informativos. Satisfaz as necessidades de lazer ou de trabalho e garante a possibilidade de integrar as pessoas em processos de formação permanente.

A BIA passou a chamar-se Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz”, em homenagem à figura incontornável da sociedade abrantina, homem da Cultura, figura carismática que foi dinamizador da biblioteca itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian durante mais de 30 anos, na segunda metade do século XX, falecido a 11 de Janeiro de 2021.

Ao evocar a memória deste notável abrantino, que nutria um grande amor pela sua terra Natal, Abrantes, o Município honra o seu legado para as sucessivas gerações de leitores, bem como o seu decisivo papel no universo das “bibliotecas-móveis” em Portugal.

A nova imagem da BIA foi apresentada publicamente esta sexta-feira, 12 de Maio, durante a apresentação do livro “Dinizlândia: conversas com José Diniz”, de José Falcão Tavares, uma obra que sublinha a importância da actividade de José Diniz na Biblioteca Itinerante nº 32, a partir de 1963, que o tornou uma figura de referência nos concelhos de Abrantes, Sardoal, Mação, Vila de Rei, Ponte de Sor, Gavião e, mais tarde, Constância, para sucessivas gerações de leitores. Alguns são hoje notáveis portugueses, como José Luís Peixoto, de Galveias (Ponte de Sor) e nascido em Abrantes, que afirma ser escritor devido à sua influência.

Leia também...

Economista Lurdes Ferromau é a candidata do PSD à Câmara de Tomar

A presidente da concelhia de Tomar do PSD, a economista Maria de Lurdes Ferromau Fernandes, é a candidata do partido à presidência da Câmara…

Câmara de Santarém apoia Expo Alcanede com 20 mil euros

O executivo da Câmara Municipal de Santarém aprovou na passada segunda-feira a atribuição de um subsídio de 20 mil euros à Junta de Freguesia…

Alcanena junta-se a Torres Novas para atrair empresas e valorizar olival extensivo

Os municípios de Alcanena e de Torres Novas assinam, no sábado, dois protocolos de colaboração para a criação de um complexo logístico e industrial…

Gasóleo sobe 4 cêntimos e gasolina mantém-se na próxima semana

O Governo estima que o preço do litro de gasóleo vai aumentar quatro cêntimos na próxima semana e que o da gasolina se mantenha,…