A BIA – Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz” está a celebrar os seus 10 anos de existência ao serviço da cultura no concelho de Abrantes e ganhou uma imagem nova.

Entrou em funcionamento no dia 2 de Maio de 2013 e desde então, esta biblioteca itinerante leva a cultura e a informação às populações rurais, quebrando, também, o isolamento a que muitas das pessoas do concelho estão sujeitas.

Constitui um serviço básico para as populações que vivem, principalmente, em localidades dispersas e de pequenas dimensões, minimizando as suas dificuldades de acesso à informação de qualidade, proporcionada pelos livros e por outros recursos informativos. Satisfaz as necessidades de lazer ou de trabalho e garante a possibilidade de integrar as pessoas em processos de formação permanente.

A BIA passou a chamar-se Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz”, em homenagem à figura incontornável da sociedade abrantina, homem da Cultura, figura carismática que foi dinamizador da biblioteca itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian durante mais de 30 anos, na segunda metade do século XX, falecido a 11 de Janeiro de 2021.

Ao evocar a memória deste notável abrantino, que nutria um grande amor pela sua terra Natal, Abrantes, o Município honra o seu legado para as sucessivas gerações de leitores, bem como o seu decisivo papel no universo das “bibliotecas-móveis” em Portugal.

A nova imagem da BIA foi apresentada publicamente esta sexta-feira, 12 de Maio, durante a apresentação do livro “Dinizlândia: conversas com José Diniz”, de José Falcão Tavares, uma obra que sublinha a importância da actividade de José Diniz na Biblioteca Itinerante nº 32, a partir de 1963, que o tornou uma figura de referência nos concelhos de Abrantes, Sardoal, Mação, Vila de Rei, Ponte de Sor, Gavião e, mais tarde, Constância, para sucessivas gerações de leitores. Alguns são hoje notáveis portugueses, como José Luís Peixoto, de Galveias (Ponte de Sor) e nascido em Abrantes, que afirma ser escritor devido à sua influência.

Leia também...

Operário ferido com gravidade em Abrantes após queda de andaime

Um homem de 49 anos ficou hoje ferido com gravidade em Abrantes, nas obras de construção do futuro Museu da cidade, após ter caído…

Mação com risco máximo de incêndio

O concelho de Mação, no distrito de Santarém, apresenta hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).…

CNEMA promove Concurso Nacional de Bolo Rei e de Bolos Especiais de Natal

  O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, promove pelas 14h30 o Concurso Nacional de Bolo Rei e o Concurso Nacional de Bolos Especiais…

Município de Santarém presenteia alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Concelho

O Município de Santarém assinalou a conclusão de mais um ano lectivo com a entrega de presentes a todas as crianças do pré-escolar e…