A Biblioteca Municipal de Tomar António Cartaxo da Fonseca vai celebrar o Dia Mundial da Poesia na próxima quarta-feira, dia 21 de Março, com a ação “Ah, isto é que é poesia”, dinamizada por Filipe Lopes e dirigida a alunos do 3º ciclo e do ensino secundário das escolas do concelho.

É o regresso a “casa” de Filipe Lopes, nascido na Linhaceira e que fundou em Tomar nos anos noventa o grupo O Contador de Histórias, com o qual desenvolveu milhares de ações de mediação da leitura em bibliotecas, escolas e noutros lugares.

Sob a égide da Cultiv – Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania, coordena atualmente o projeto A Poesia Não Tem Grades, em ambiente prisional, e o podcast “Dias Úteis”, duas das iniciativas que tem desenvolvido na área do livro tendo como linha orientadora o poder inclusivo da experimentação artística e procurando ligar o prazer da leitura com os benefícios do conhecimento e a sua relevância na integração social.

Nas duas sessões, a decorrerem às 9h30 e às 14h30, os alunos poderão esperar a descoberta de textos surpreendentes, seja pela forma, pelo conteúdo ou pela temática, que os ajudem a perceber como a poesia pode ser fascinante.

Leia também...

Ministério Publico volta a acusar fadista e actor de homicídio negligente no acidente que vitimou Sara Carreira

O Ministério Público deduziu nova acusação no processo do acidente que vitimou a cantora Sara Carreira, na A1, junto a Santarém, em 2020, voltando…

Governo prevê duplicar habitação pública até 2030

O Governo prevê “mais do que duplicar a oferta pública de habitação” no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, subindo a fasquia da…

Os tristes olhos verdes da “dama de ferro” da rua Serpa Pinto

Os olhos de Adília nem queriam acreditar enquanto liam uma carta registada recebida a 20 de Novembro do ano passado, que lhe dava um…

Homem detido pela GNR por tráfico de droga

A GNR deteve um homem de 51 anos por tráfico de estupefacientes, no dia 5 de Dezembro, no concelho de Ferreira do Zêzere. Em…