Foto de Município de Tomar

A Biblioteca Municipal de Tomar recebeu, no dia 5 de Junho, a exposição “A Festa dos Tabuleiros sob o olhar de Nini Ferreira”. Figura incontornável na defesa do rio Nabão e das tradições tomarenses, Fernando de Araújo Ferreira foi uma das personalidades mais importantes na fixação das regras que regem a participação nos cortejos da nossa Festa maior.

Foto de Município de Tomar

A mostra tem como objetivo destacar a grande manifestação cultural tomarense, bem como evocar Nini Ferreira nos 25 anos da sua morte.

A exposição foi criada a partir do espólio do autor, de que a Biblioteca é guardiã, permitindo um olhar bem documentado sobre a forma como a Festa e a sua perceção pública foram evoluindo ao longo do século passado, criando condições para que hoje possa estar classificada como património cultural imaterial português. Poderá ser vista no átrio da Biblioteca até final do mês de agosto.

O autor, natural de Tomar, foi farmacêutico de profissão e deixou uma marca importante na cidade ao longo do séc. XX, onde foi ecologista, escritor, jornalista e poeta. Os seus escritos são indispensáveis para se conhecer a História e as tradições de Tomar.

Leia também...

Continente e arquipélago da Madeira afetados por nova depressão

Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão voltar a ser afetados na quarta-feira por uma nova depressão que vai trazer chuva por vezes…

Bombeiros finlandeses e letões apoiam autoridades nacionais

Bombeiros finlandeses e letões estão destacados em Portugal, no âmbito Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia (RescEU), para apoiar as autoridades portuguesas no…

Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo agradece a populares, Bombeiros e agentes de protecção civil

Incêndio no Cartaxo junto à Madrevinhos Pedro Magalhães Ribeiro agradece “em nome da nossa comunidade, àqueles que vieram em nosso auxílio, tal como, estou…

“Glamour” e “Primavera” as estátuas vivas vencedoras do I Festival de Estátuas Humanas de Santarém

Sara Gabriel com a estátua “Glamour” e Carolina Seia com a estátua “Primavera”, foram as grandes vencedoras da primeira edição do Festival de Estátuas…