A Bienal de Coruche Percursos com Arte 2019 vai acontecer de 28 de Setembro a 13 de Outubro no Bairro Novo, zona residencial da vila a que o município quer “dar alguma renovação e dinamismo”.

“Aproveitando as edificações devolutas e os espaços públicos descaracterizados, pretende-se incentivar a população a colaborar e a interagir com o movimento artístico que ali vai acontecer”, afirma uma nota da Câmara de Coruche.

Mais uma vez com obras a concurso, este ano em contexto de Residências Artísticas, e com a participação da comunidade no projecto Envolvências Locais, a Bienal de Coruche desafia artistas visuais, nacionais e estrangeiros a participar no programa.

O desafio é para que realizem “trabalhos criativos e inovadores, tendo como referência o contexto histórico, social, cultural, económico e geográfico do território onde se insere” o evento.

As residências artísticas vão acontecer em maio e em Julho e os trabalhos artísticos resultantes serão apresentados durante a Bienal, sendo objectivo da organização “motivar a troca de experiências e conhecimento entre os artistas e destes com a comunidade local”.

A ligação com a comunidade local, incluindo artistas, profissionais e amadores, e instituições, acontece com o projecto Envolvências Locais, que este ano vai ter como base a toponímia das ruas do Bairro Novo, que faz alusão às antigas colónias portuguesas, afirma o município.

Os trabalhos resultantes do projecto, que serão apresentados em exposições de rua, terão “como base símbolos/objectos relacionados com a cultura” daqueles países.

O evento volta a incluir uma exposição fotográfica, tendo os fotógrafos amadores e profissionais de Coruche sido convidados a registar o bairro, as suas gentes e vivências, havendo ainda espaço para a partilha de fotografias antigas de moradores e da comunidade em geral, recolhas que integrarão a exposição “Bairro Novo: o passado e o presente”.

De maio a Outubro, o Bairro vai acolher e exibir diversas formas de expressão artística, exposições colectivas e individuais e servir, ainda, de palco a outros eventos de carácter lúdico e educativo, afirma a nota.

A Bienal de Coruche é um dos eventos programados para decorrer ao longo do ano com o objetivo de afirmar o concelho “como marca de qualidade” e que promovem a gastronomia local, a cortiça, os produtos da lezíria, a cultura e artes plásticas, atividades desportivas e o turismo de natureza, acrescenta.

Leia também...

Bares e discotecas podem funcionar como cafés e pastelarias a partir de sábado

Os bares e discotecas, encerrados desde Março devido à pandemia de covid-19,…

Alcanena quer aliar criatividade, inovação e investigação na Fábrica da Cultura de Minde

A Câmara de Alcanena apresentou o projeto para a Fábrica da Cultura…

Museu do Curtume recebe Feira da Pele

O Museu do Curtume, em Alcanena, recebe, entre quinta e sexta-feira, a…

Fátima teve 6,3 milhões de peregrinos em 2019, menos 700 mil que em 2018

O Santuário de Fátima recebeu em 2019 cerca de 6,3 milhões de…