A Bienal de Coruche Percursos com Arte 2019 vai acontecer de 28 de Setembro a 13 de Outubro no Bairro Novo, zona residencial da vila a que o município quer “dar alguma renovação e dinamismo”.

“Aproveitando as edificações devolutas e os espaços públicos descaracterizados, pretende-se incentivar a população a colaborar e a interagir com o movimento artístico que ali vai acontecer”, afirma uma nota da Câmara de Coruche.

Mais uma vez com obras a concurso, este ano em contexto de Residências Artísticas, e com a participação da comunidade no projecto Envolvências Locais, a Bienal de Coruche desafia artistas visuais, nacionais e estrangeiros a participar no programa.

O desafio é para que realizem “trabalhos criativos e inovadores, tendo como referência o contexto histórico, social, cultural, económico e geográfico do território onde se insere” o evento.

As residências artísticas vão acontecer em maio e em Julho e os trabalhos artísticos resultantes serão apresentados durante a Bienal, sendo objectivo da organização “motivar a troca de experiências e conhecimento entre os artistas e destes com a comunidade local”.

A ligação com a comunidade local, incluindo artistas, profissionais e amadores, e instituições, acontece com o projecto Envolvências Locais, que este ano vai ter como base a toponímia das ruas do Bairro Novo, que faz alusão às antigas colónias portuguesas, afirma o município.

Os trabalhos resultantes do projecto, que serão apresentados em exposições de rua, terão “como base símbolos/objectos relacionados com a cultura” daqueles países.

O evento volta a incluir uma exposição fotográfica, tendo os fotógrafos amadores e profissionais de Coruche sido convidados a registar o bairro, as suas gentes e vivências, havendo ainda espaço para a partilha de fotografias antigas de moradores e da comunidade em geral, recolhas que integrarão a exposição “Bairro Novo: o passado e o presente”.

De maio a Outubro, o Bairro vai acolher e exibir diversas formas de expressão artística, exposições colectivas e individuais e servir, ainda, de palco a outros eventos de carácter lúdico e educativo, afirma a nota.

A Bienal de Coruche é um dos eventos programados para decorrer ao longo do ano com o objetivo de afirmar o concelho “como marca de qualidade” e que promovem a gastronomia local, a cortiça, os produtos da lezíria, a cultura e artes plásticas, atividades desportivas e o turismo de natureza, acrescenta.

Leia também...

Municípios com actividade taurina contra alteração da idade para assistir a touradas

Os municípios com actividade taurina manifestaram-se hoje contra a alteração da idade para assistir a touradas, de 12 para 16 anos, com “profundo desagrado”…

Bernardo Santareno recordado na Escola Sá da Bandeira

Bernardo Santareno vai ser recordado na Escola Secundária de Sá da Bandeira, numa ‘Semana da Leitura’ que irá decorrer de 9 a 13 de…

“Aposto num futuro cada vez mais auspicioso para o Festival ‘Celestino Graça’”

De 03 a 09 de Setembro, a Casa do Campino, em Santarém, recebe a grande “Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo”…

Exposição de artes plásticas abre comemorações dos 105 anos de Alcanena

A inauguração da ALC’ARTE – Exposição Anual dos Artistas Plásticos do Concelho de Alcanena, no sábado, às 16h00, abre o programa das comemorações dos…