O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, António Augusto Azevedo, alertou hoje que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) não deve assumir uma visão proselitista junto dos alunos.

Num encontro, em Fátima, com os responsáveis pela EMRC, o também bispo de Vila Real disse que esta disciplina é, para muitos, “para toda uma nova geração, o contacto, muitas vezes o único que tem com a Igreja, com a ideia de Deus, com a fé”.

Para António Augusto Azevedo, o papel da disciplina nas escolas não passa por levar “uma visão proselitista”, mas antes apresentar o cristianismo, permitindo “que os mais novos entrem em contacto, experimentem esta proposta em diálogo com as ciências, a cultura e a arte”.

“Por vezes a própria Igreja anda desligada da importância da EMRC e da própria escola na formação dos mais novos. Precisamos de revalorizar a escola e a presença dos professores de EMRC deve ajudar neste desejo”, defendeu o prelado, citado num comunicado emitido pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã.

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé considerou, por outro lado, que se vive “um tempo de viragem”, no qual a escola “se encontra numa encruzilhada”, pedindo “um novo impulso”.

“Não podemos ficar na mera repetição e rotina. É importante que a EMRC contribua para a renovação da escola”, afirmou, reconhecendo a necessidade de o setor estar preparado “para responder às inquietações e linguagens próprias” das novas gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…