A Real Unión de los Criadores de Toros de Lídia reuniu-se com o conselheiro de “Agricultura, Ganadería y Pesca” da Generalitat Valenciana, José Luís Aguirre Larrauri, para analisar em conjunto as propostas referentes à valorização da tauromaquia na Comunidade Valenciana, tendo sempre presente a salvaguarda tanto da tauromaquia formal como da tauromaquia de rua, os tradicionais “Bous al Carrer”.
Representando a RUCTL participaram na reunião: o presidente, António Bañuelos, o ganadeiro de Castellón, Daniel Ramos, a directora de relações institucionais e comunicação, Lucía Martín, e a coordenadora técnica do projecto, Laura Landeta.
E em nome da Administração Valenciana, para além do Conselheiro participou também o director geral do PAC, Joaquín Gómez Bau, tendo ambos demonstrado grande disponibilidade para colaborar nas situações apresentadas.
Do mesmo modo, dando continuidade às reuniões realizadas no âmbito do Programa Institucional aprovado pela Entidade Pecuária, foram abordados assuntos de vital importância para os ganaderos, como a promoção da carne de toiro bravo, realçando o valor da sustentabilidade da sua criação como ‘Guardião da biodiversidade’.
A Diputación de València vai aumentar o orçamento destinado à tauromaquia em quase 30% em 2024, anúncio que foi feito pelo presidente da corporação provincial, Vicente Mompó (PP) durante a gala dos Prémios Tauromáquicos do ano.
Assim, o Conselho Provincial, gestor da praça de toiros de Valência, passará de uma despesa directa de 810.000 euros para um total de 1.110.000 euros, “em apoio às celebrações tauromáquicas e a todas as entidades que contribuem para a sua grandeza”, disse Mompó.